EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO EMOCIONAL

Vídeos virais: tendência irresponsável assusta gatinhos com pepinos

25 de dezembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: @123rf.com

Uma das curiosidades mais modernas sobre gatos é o mistério por trás de seu medo de pepinos. Descubra por que os felinos têm tanto medo de vegetais inocentes e por que você não deve fazer esse tipo de brincadeira com seu gatinho de qualquer maneira.

As tendências da internet são tão efêmeras quanto intensas, todo dia parece começar um novo e muitos usuários de todas as plataformas entram na onda do momento para curtir, rir e compartilhar. Uma das tendências mais seguidas nos últimos anos e que retorna de vez em quando, é a dos gatos assustados com pepinos.

Todos os vídeos – que nos recusamos a integrar, mas que você pode encontrar online – na verdade tinham a mesma fórmula: esconder um pepino atrás do gato desavisado e vê-lo pular de susto assim que se virasse para conferir.

Por que os gatos têm medo de pepino?

A razão por trás desse medo é semelhante à nossa fobia de aranhas ou à sensação de cair enquanto dormimos: faz parte de um legado antigo relacionado à sobrevivência na natureza. De fato, um dos predadores dos gatos são as cobras.

Então aqui está o mistério desvendado: quando você faz esse tipo de brincadeira com seu gato, na verdade está evocando uma memória muito traumática para ele.

É por isso que você não deve tentar assustar gatos com pepinos

Na verdade, os veterinários aconselham não fazer isso, especialmente se o objetivo final for simplesmente aparecer nas redes sociais. O problema é que, ao contrário dos humanos, os gatos não conseguem perceber que não há perigo real, e você pode causar sofrimento emocional desnecessário. Isso pode parecer exagerado para você, mas o problema é sério porque você pode causar ansiedade no seu gato, causando danos a longo prazo.

Quanto à questão ética, as pessoas que fazem esses vídeos estão assustando intencionalmente um animal desavisado”, explica Gary Richter, especialista em saúde veterinária . Ela não tem ideia do que acabou de acontecer e, como resultado, eles experimentarão níveis muito reais de estresse e mudanças comportamentais potencialmente significativas. Veterinários atendem diariamente muitos animais com problemas comportamentais resultantes de eventos traumáticos. Se não resiste e quer transformar o seu gatinho numa estrela da web, pode sempre gravá-lo brincando com um pedaço de lã ou um rato de pelúcia. Os likes vão chover de qualquer maneira.

 

Fonte: GreenMe

    Você viu?

    Ir para o topo