EnglishEspañolPortuguês

RESERVA NATURAL

Uganda se prepara para reintroduzir os rinocerontes brancos na natureza

Esses animais foram declarados extintos no país em 1983, mas, desde 2005, protetores trabalham na recuperação da espécie

26 de março de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Os protetores animais de Uganda estão trabalhando para transformar a Reserva de Vida Selvagem de Ajai, no distrito de Madi-Okollo, no noroeste do país, em um lar para os rinocerontes brancos, uma espécie ameaçada de extinção.

A Autoridade de Vida Selvagem de Uganda (UWA), uma agência estatal de proteção, está empregando esforços tanto biológicos quanto manuais para restaurar uma reserva de 166 quilômetros quadrados ao seu estado original de savana, para permitir a realocação dos rinocerontes no próximo ano.

Sam Mwandha, diretor executivo da UWA, disse em comunicado oficial que até agora 226 antílopes ugandenses foram transferidos para a reserva e em breve, búfalos também seriam levados para pastar a grama em um nível apropriado para os rinocerontes.

“Faz parte de um programa mais longo para reintroduzir rinocerontes. Começamos com antílopes, e depois traremos búfalos e finalmente rinocerontes para que as pessoas possam vir e desfrutar deste lugar. Faz parte de nossa estratégia de proteção,” disse Mwandha. “Estamos trabalhando com a comunidade para que não haja caça furtiva e aumentando a segurança para reduzir a caça furtiva que vem ocorrendo.”

Patrick Atimnedi, chefe dos serviços veterinários da UWA, disse que cerca de 20 rinocerontes aleatórios serão levados para a reserva como a população fundadora, prevendo-se que se reproduzam. Atimnedi disse que pelo menos 12 rinocerontes serão retirados dos 41 que vivem no Santuário de Ziwa, e outros oito serão trazidos para o país para a reserva.

Ele disse ainda que um santuário será construído na reserva como uma das medidas para garantir que os animais ameaçados estejam seguros contra caçadores furtivos.

Swaib Toko, o comissário residente do Distrito de Madi-Okollo, disse que muitas reuniões de sensibilização com as comunidades e seus líderes foram realizadas para garantir a proteção da vida selvagem. “Teremos segurança por toda parte, mas também estamos fazendo muitas sensibilizações para garantir que a mensagem tenha sido compreendida pela comunidade,” disse ele.

Uganda costumava ter muitos rinocerontes, especialmente da espécie rinoceronte branco do Norte. A população sofreu um declínio acentuado durante as guerras civis que o país teve na década de 1970 e início dos anos 1980. Em 1983, os rinocerontes foram declarados extintos no país.

O nascimento do Santuário de Rinocerontes de Ziwa em 2005 e a reintrodução dos rinocerontes pela Rhino Fund Uganda foram boas notícias para o país e para os protetores globalmente. O santuário, que está sendo usado como programa de reprodução, agora tem uma população de 41 rinocerontes e está prestes a atingir sua capacidade máxima de suporte.

    Você viu?

    Ir para o topo