Uma tartaruga-verde foi resgatada em uma praia no Guarujá (SP) após perder uma nadadeira, que foi amputada graças a uma linha de pesca. O animal marinho está em recuperação no Instituto Gremar.
A tartaruga foi levada ao Instituto após o local ser acionado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo do Guarujá. O resgate foi realizado no dia 28 de março.
Juvenil, a tartaruga tinha uma linha enroscada em sua nadadeira anterior direita, que estava necrosada e apresentava perda de tecido e de musculatura. O apetrecho estava preso até a cavidade oral do animal.
A tartaruga foi avaliada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos e conclui-se que seria necessário amputar a nadadeira.
A cirurgia foi um sucesso e, conforme os veterinários informaram ao G1, a tartaruga ficará internada durante 12 dias no centro de reabilitação da instituição para se recuperar. No momento, o animal tem presentado boa recuperação. Novos testes e radiografias serão feitos nos próximos dias para descobrir se a linha causou outras complicações.
Para solicitar o resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, debilitados ou mortos, basta acionar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.