No último dia 26 deste mês, o Instituto Biota de Conservação voltou a realizar o resgate de uma tartaruga marinha viva em uma praia de Maceió (AL). O animal, que apresentava diversas verrugas pelo corpo, inclusive olhos, passou ontem (29), por exames para detectar as causas do encalhe.
De acordo com o diretor executivo do Instituto Biota, Bruno Stefanis, o exame, realizado no Hospital/Escola Veterinário do CESMAC, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), não apontou nenhuma obstrução no trato intestinal da tartaruga, o que, segundo ele, vai facilitar a sua reabilitação.
Nos próximos dias, o animal deve retornar ao Hospital do CESMAC para realizar uma cirurgia de retirada dos papilomas – como são chamadas as verrugas. E só então, a tartaruga deve ser reintroduzida no mar.
O animal foi encontrado por moradores na sexta-feira (26) passada, encalhada na praia de Jacarecica. De imediato, eles acionaram o resgate do Instituto Biota.
Ainda segunda o Stefanis, o lixo que toma conta das praias de Alagoas, sobretudo de Maceió, são os grandes causados de tais registros negativos nas praias.
Fonte: Primeira Edição