A tartaruga macho encontrada encalhada em Araquari, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi devolvida ao mar neste sábado. A libertação do animal de 101 quilos começou às 9h30min. Demorou cerca de meia hora para que a tartaruga chegasse ao mar da Barra da Lagoa sob o som de aplausos de quase 200 pessoas que assistiam a operação.
Integrantes do Projeto Tamar cuidaram da tartaruga cabeçuda encontrada encalhada e com uma linha de pesca saindo pela cloaca. O coordenador técnico e biólogo Gustavo Stahelin disse que uma radiografia confirmou um anzol no esôfago do animal.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, quando encontrado, o animal estava debilitado. Foi preciso fazer uma cirurgia para retirada o anzol e deixá-lo em observação para ver se a recuperação seria plena.
Outra intervenção foi a fixação de um transmissor no casco da tartaruga. O equipamento foi obtido graças a uma parceria com a Administração Norte-americana de Oceanos e Atmosfera.
Os cientistas esperam descobrir informações sobre o modo de vida da tartaruga cabeçuda. No mundo todo, são bem escassos dados sobre rotas migratórias e hábitos alimentares dos machos. Por não serem encontrados é bastante difícil estudá-los.
Fonte: Diário Catarinense