Duas maritacas e uma pele de jaguatirica foram apreendidas em uma residência em Cruzeiro do Oeste (a 134 km de Maringá). De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental (PMA), após o recebimento de denúncias anônimas, a equipe encontrou em uma residência dois pássaros da espécie maritaca (pionus maximiliani) em uma gaiola e uma pele de felino recém morto, possivelmente de jaguatirica. A equipe da PMA questionou o morador sobre a origem dos pássaros e a pele do animal que estava em uma das paredes da casa. O homem contou que os animais se chocaram no forro de sua residência e que a jaguatirica foi encontrada morta em uma estrada, possivelmente teria sido atropelada.
Diante do crime ambiental constatado, o infrator foi encaminhado para a lavratura do termo circunstanciado de infração penal, cuja pena varia de seis meses a um ano e multa por manter aves da fauna silvestre em cativeiro sem autorização do Ibama. Também foi multado em R$ 500 reais por pássaro.
Cada ave passará por avaliação com veterinários e biólogos. Se forem consideradas aptas para soltura, serão libertadas no ambiente em que foram capturadas.
Fonte: O Diário