(da Redação)
A Suécia é conhecida por uma variedade de motivos. O país tem a terceira menor taxa de mortalidade infantil, está em quarto lugar em termos de competitividade, e é uma das nações mais desenvolvidas do mundo. Agora, a região é conhecida por outra coisa: um monte de vegetarianos. As informações são do Ecorazzi e The Independent.
Nova pesquisa aponta que o vegetarianismo e o veganismo estão em ascensão na Suécia, com 10% da população optando por refeições sem carne. O que demonstra um aumento de 4% nos últimos 5 anos.
A pesquisa, realizada pela agência de consultoria Demoskop, foi encomendada pelo grupo ativista Animal Rights Sweden. O estudo foi realizado entre fevereiro e março deste ano e entrevistou 1.000 pessoas, com idades a partir de 15 anos. A alimentação é mais popular entre pessoas de 15-34 anos de idade, e também nas cidades de Estocolmo e Skåne.
Daqueles que se identificaram como vegetarianos ou veganos, 21 % disseram que sua decisão foi fortemente influenciada pela preocupação com o bem-estar animal, enquanto 28 % afirmaram que isso era, em parte, uma razão para a adoção de uma dieta livre de carne, e 15 % não foram afetados por esta questão na sua escolha.
O estudo sugere que mais pessoas estão comendo alimentos sem carne, porque há uma crescente e boa variedade de produtos vegetarianos e veganos em supermercados e restaurantes.
O futuro parece ainda mais promissor, já que 37% dos comedores de carne pesquisados expressaram interesse em experimentar mais refeições vegetarianas. Um aumento de 5% desde o último levantamento desse tipo, realizado em 2009.