EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

ONG Os Animais Importam vence ação e YouTube é condenado a retirar do ar vídeos de maus-tratos a animais

31 de maio de 2023
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Em 2022, a ONG Os Animais Importam ajuizou ação contra o YouTube almejando a completa exclusão do canal Pinheiro Bull Kennel (@pinheirobullkenneloficial1) da plataforma, por compartilhar com frequência vídeos em que os donos do canal apareciam cometendo crimes cruéis contra animais de diferentes espécies, principalmente cachorros. O canal pertence a um criador de animais clandestino situado no Rio Grande do Sul, que pratica reprodução forçada de fêmeas, principalmente da raça pit bull.

Esta semana, a justiça estadual paulista brasileira concedeu o pedido de tutela antecipada formulado pela ONG Os Animais Importam e determinou a exclusão de 14 vídeos do canal, entendendo que seu conteúdo ofende as diretrizes da comunidade do Youtube e oferece risco aos espectadores. Entre eles, há imagens de brigas entre pit bulls, abandono de animais em estrada, submissão de cães a situações de intenso estresse, etc.

A juíza estabeleceu, ainda, multa de R$500,00 (500 reais) por dia em caso de descumprimento da decisão.

Segundo Leandro Ferro, presidente da ONG: “Sem dúvidas, é uma primeira vitória que deve ser comemorada, mas nós continuaremos batalhando judicialmente para que o canal inteiro seja excluído! Afinal, não podemos permitir que esses crimes continuem sendo cometidos e veiculados na plataforma; quem maltrata animais não pode ficar impune, muito menos lucrar em cima disso”.

A organização acredita que o processo apenas “andou” neste momento por conta de discussão sobre (PL) 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, que propõe a regulamentação da internet para que as plataformas sejam responsabilizadas pelos conteúdos divulgados, posicionamento que a ONG defende justamente para inibir que mais canais como esse continuem a lucrar com a exibição e cometimento de crimes pela plataforma.

    Você viu?

    Ir para o topo