EnglishEspañolPortuguês

FORA DO HABITAT

Papagaios-do-mar fazem rara aparição em praias da Flórida (EUA)

O provável motivo é que os animais seguiram uma corrente de água fria para procurar alimentos

3 de março de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Charles J Sharp | Wikimedia Commons

Nas últimas duas semanas, quatro papagaios-do-mar foram avistados ao longo das praias do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Normalmente vistas no nordeste do país, os animais estavam a mais de 1.600 quilômetros de seu habitat, uma ocorrência extremamente rara.

Embora as aves possam ser avistadas fora de sua área usual, isso é pouco frequente. No entanto, somente em fevereiro quatro papagaios-do-mar foram avistados na Flórida.

Dois desses pássaros foram resgatados em condições precárias e levados para centros de resgate de vida selvagem. Apesar dos melhores esforços dos socorristas, os dois papagaios-do-mar faleceram pouco depois de serem resgatados. Depois, outros dois papagaios foram vistos próximo à costa, mas voaram para longe quando os socorristas chegaram.

Todos as aparições de papagaios-do-mar na Flórida ocorreram entre 8 e 19 de fevereiro. As aves foram avistadas tanto ao sul quanto em Miami, onde socorristas foram chamados para ajudar um papagaio-do-mar doente encontrado por dois salva-vidas. Infelizmente, esse papagaio também acabou falecendo.

Especialistas acreditam que tempestades recentes e águas frias podem ser fatores contribuintes para as aparições de papagaios-do-mar no sudeste. Como eles passam a maior parte do tempo no mar em busca de peixes pequenos para se alimentar, águas mais frias provavelmente atraíram as aves mais para o sul do que o normal.

Os papagaios-do-mar fazem parte de um grupo maior de aves marinhas, incluindo araus e tordas-anãs, que foram avistadas em locais incomuns após um afloramento de água fria no Oceano Atlântico.

Dado o aparecimento de papagaios-do-mar próximo à costa, é provável que mais aves estejam presentes mais longe da costa.

    Você viu?

    Ir para o topo