Uma foca monge do Mediterrâneo, mais conhecida como lobo-marinho (Monachus monachus), deu hoje à costa numa praia junto às piscinas naturais do Porto Moniz, no norte da Ilha da Madeira, Portugal, com um ferimento no pescoço, informou o diretor do Parque Natural, Paulo Oliveira.
De acordo com o responsável do Parque Natural, o lobo é um macho adulto, porte médio e apresenta um ferimento no pescoço.
“Está prostrado e ferido, estamos numa fase de diagnóstico, estamos em contacto com os nossos técnicos e com o Centro Holandês de Reabilitação da Foca Monge de Peterburen e temos também a colaboração de um técnico espanhol que se encontra na Madeira do CBD Habitat”, disse à agência Lusa.
A foca-monge do Mediterrâneo é uma das focas mais raras do mundo onde existem cerca de 500 indivíduos. Na Madeira, com especial destaque nas ilhas Desertas, em 1988 existiam seis indivíduos, um número que aumentou para cerca de 40 devido às políticas de proteção e preservação do Governo Regional da Madeira.
*Esta notícia é original de Portugal e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores portugueses.
Fonte: TVi