EnglishEspañolPortuguês

Fortaleza (CE) dá um passo importante contra a exploração animal em carroças

21 de junho de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

O dia 21 de junho fica marcado como dia de comemoração entre os protetores e simpatizantes da causa animal no município de Fortaleza, pois o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 0026/2015 de autoria da vereadora Toinha Rocha foi aprovado com unanimidade na Câmara. O PLO agora será encaminhado ao Prefeito Roberto Claudio e estará sujeito a sanção ou veto do mesmo.

O PLO propõe a proibição da utilização de veículos de tração animal em estabelecimentos de comercialização de materiais de construção e similares (ex: depósitos e etc) no município de Fortaleza, prevendo ainda punição, em forma de multa, para o estabelecimento comercial no caso de descumprimento da lei. O objetivo é de garantir qualidade de vida aos animais, evitando o abuso e a exploração dos mesmos. Embora o projeto ainda necessite ser sancionado, pode-se falar em uma vitória para os protetores de animais e para os animais, visto que o prefeito anteriormente mostrou-se comprometido com a aprovação da mesma.

O Instituto Celso Santos de proteção ambiental esteve presente durante o processo de tramitação do PLO durante o ano de 2015 até o momento, pressionando politicamente por sua aprovação e convocando os cidadãos a fazerem o mesmo. Agora, já confiantes da sanção do prefeito, O Instituto irá não apenas fiscalizar o cumprimento da lei, como também deverá exigir publicamente da prefeitura de Fortaleza que os animais “liberados” do “serviço” de tração recebam um destino adequado, a fim de que possam ter uma vida digna. O Instituto também questionará sobre o estado de saúde dos animais e reforça a necessidade de que seja realizado o exame clínico dos mesmos a fim de punir os estabelecimentos caso seja constatado maus tratos.

Você viu?

Ir para o topo