EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO

Duas golfinhos fêmeas morrem em aquário na Coreia do Sul

Elas sofreram com negligência e foram forçadas a se apresentar mesmo doentes

18 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | H. Zell | Wikimedia Commons

A morte súbita de Nova, uma golfinho fêmea, chamou a atenção dos grupos de direitos animais para o Geoje Sea World, aquário na Coreia do Sul. A ONG Hot Pink Dolphins realizou uma coletiva de imprensa na quarta-feira (17/04) alegando que o estabelecimento forçou Nova a se apresentar sob medicação até sua morte prematura em fevereiro.

Segundo o Hot Pink Dolphins, Nova estava sofrendo de uma doença intestinal e às vezes exibia comportamentos anormais. Ela chegou a se recusar a realizar uma apresentação, mas foi forçada a se apresentar diante de uma plateia até seu último show em 24 de fevereiro, apenas quatro dias antes de sua morte.

Ela morreu no dia 28 de fevereiro, aos 14 anos idade, o que é bastante jovem considerando que os golfinhos-nariz-de-garrafa, sua espécie, geralmente vivem até os 30 anos. A causa de sua morte foi atribuída a um choque devido a uma torção no intestino.

Outra fêmea de golfinho chamada Jully, também morreu no dia 25 de fevereiro no mesmo aquário, apenas alguns dias antes da morte de Nova. Ela morreu aos 18 anos, o que também é uma morte prematura para a espécie e a causa da morte foi atribuída a uma infecção causada por bactérias intestinais. Os ativistas que ela sofreu abuso assim como Nova.

De acordo com o Hot Pink Dolphins, 14 golfinhos morreram no aquário desde a abertura. O grupo afirmou que o parque causou a morte dos animais ao forçá-los a se apresentar enquanto recebiam tratamento.

De acordo com a biopsia de Nova feita pelo Ministério dos Assuntos Marítimos e Pescas, ela tinha um corte na extremidade de seu rosto depois de se chocar contra seu tanque de água.

A organização afirma ainda que Nova exibiu comportamentos anormais, como bater a cabeça em seu tanque de água, devido ao estresse. Eles acrescentaram que ela sofria de doenças colorretais, como diarreia, desde dezembro passado.

Em fevereiro, Nova também começou a vomitar. Ela foi tratada por um veterinário, mas não conseguiu se recuperar completamente, pois ainda era forçada a se apresentar.

“As duas mortes dos golfinhos em fevereiro mostram que está claro que o Geoje Sea World conduziu abuso animal que levou às suas mortes”, disse Cho Yak-gol, chefe do Hot Pink Dolphins, durante a coletiva de imprensa. “O governo provincial de South Gyeongsang, que tem autoridade para tomar medidas administrativas, deve tomar medidas imediatas para suspender seus negócios e revogar sua permissão de aquário.”

    Você viu?

    Ir para o topo