EnglishEspañolPortuguês

ESTRESSE

ONGs pedem que as pessoas não façam aulas de Yoga com filhotes de cães

A prática pode assustá-los, trazendo danos a curto e longo prazo, além de estar ligada a criadores de cachorros de raça

30 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Stock image

ONGs pelos direitos animais criticaram o uso de filhotes de cães para aulas de yoga, condenando a ideia como uma “ferramenta de marketing” que não é ética. A prática que está repercutindo cada vez mais nas redes sociais ao redor do mundo, já está sendo discutida no Reino Unido e Irlanda.

Uma série de aulas organizadas pela Puppy Yoga Dublin estão programadas para o próximo mês, que dizem envolver 30 minutos de yoga seguidos por 30 minutos de “carinho” com os filhotes.

Um embaixador da marca para o Husky Rescue Ireland disse que foi contatado pela empresa e recebeu um convite comparecer a uma aula gratuita, no entanto, o pedido provocou uma resposta indignada da organização, dizendo que essas aulas não são apropriadas. “Por favor, saibam que isso não está certo; filhotes não devem ser usados como uma ferramenta de marketing ou um objeto”, dizia um post no Instagram do Husky Rescue Ireland.

A My Lovely Horse Animal Rescue, que reabilita e realoca animais abandonados e que sofreram maus-tratos, também disse que discorda desse tipo de aula. “Recebemos reclamações do Reino Unido de pessoas dizendo que não é permitido dar água aos filhotes ou eles vão fazer xixi”, disse Martina Kenny, co-fundadora da My Lovely Horse Rescue. “Se esses cães resgatados, seria ótimo, mas anunciar yoga com filhotes de raça provenientes de criadores com até 12 semanas de idade não é interessante.”

A Sociedade de Dublin para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (DSPCA) também disse ao Irish Independent que concordam com os sentimentos daqueles na My Lovely Horse Rescue.

No Reino Unido, a RSPCA já indicou aos amantes dos animais que não participem de aulas de yoga com filhotes, uma prática que ela afirma poder ser prejudicial ao bem-estar dos cães e poderia estar alimentando vendedores de cães. “As sessões envolvem filhotes – alguns com apenas seis semanas de idade – passeando por uma aula de yoga e, em alguns casos, sendo incorporados a posturas de yoga”, disseram eles.

“Enquanto os organizadores afirmam que é bom para a socialização dos filhotes, a RSPCA diz que não há nada no ambiente que consideraríamos benéfico para a saúde, bem-estar ou desenvolvimento comportamental ao longo da vida desses animais.”

Esme Wheeler, especialista em comportamento canino da RSPCA, declarou que essas aulas são prejudiciais para os filhotes e as pessoas devem pensar duas vezes antes de participar de uma. “Se um filhote é colocado em situações em que se sente sobrecarregado e assustado, isso pode levar a uma reação negativa no futuro e ao desenvolvimento potencial de problemas comportamentais”, explicou.

    Você viu?

    Ir para o topo