A menor cobra do mundo com apenas 10 cm de comprimento foi encontrada sob uma pedra na ilha caribenha de Barbados. A nova espécie foi chamada de Leptotyphlops carlae e é menor do que todas as demais 3.100 espécies conhecidas de cobras, de acordo com o biólogo Blair Hedges, da Universidade Estadual da Pennsylvania, que também ajudou a encontrar o menor sapo e o menor lagarto do mundo.
A pequenina cobra se alimenta de cupins e larvas de cupins e foi encontrada e a descoberta de Blair foi publicadas na revista científica Zootaxa.
A maior cobra do mundo é a píton reticulada (Python reticulatus) da Ásia, que pode chega a 10m de comprimento. As cobras existem desde a época dos dinossauros. O fóssil de cobra mais antigo conhecido foi datado com 100 milhões de anos. E as primeiras cobras, que se pensa que evoluíram dos lagartos, de fato tinham membros bem pequenos.
Blair pensa que a nova espécie está próxima do tamanho mínimo de cobra que pode existir. Ela bota um único ovo por vez e ele toma grande parte do corpo da mãe, segundo ele.
Fonte: Reuters