Uma cegonha que perdeu uma pata em um acidente recebeu uma segunda chance de se locomover livremente, com qualidade de vida, desde que ganhou uma prótese feita em 3D. A iniciativa é de um refúgio para animais na República Tcheca.
Resgatada com um grave ferimento, a cegonha ficou ferida após ficar presa em uma chaminé. O animal silvestre tentava alçar voo quando se feriu, prendendo uma das patas. As informações são da Agência Brasil.
Para garantir a sobrevivência da ave, um estudante projetou uma prótese no computador e a construiu com o auxílio de uma impressora 3D. Através do equipamento, o animal encontrou meios de reaprender a caminhar.
Ainda há, no entanto, muito a ser feito para que a prótese fique perfeita, conforme relatou o estudante Matyas Michl, autor do projeto. “A prótese foi impressa em uma impressora 3D. Tive que preenchê-la com espuma, porque o plástico não é muito confortável para caminhar”, explicou.
“No momento, a prótese infelizmente está girando, então estamos tentando estabilizá-la com uma articulação. Também estou trabalhando com uma meia de silicone que poderia fazer com que a articulação não precise ser na perna e a prótese fique bem mais firme”, concluiu.