Integrantes da Polícia Militar Ambiental de Londrina (PR) resgataram nesta quarta-feira (3), uma capivara adulta, com cerca de 40 quilos, de dentro do Hospital de Clínicas de Londrina, localizado no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O animal foi trancado dentro de uma sala do pavimento térreo do hospital, após funcionários terem avistado a capivara transitando pelos corredores internos da instituição.
De acordo com informações da PM Ambiental, os funcionários levaram um grande susto com o roedor, mas não houve qualquer problema com pacientes e outros servidores no local. No entanto, a situação inusitada de uma capivara em um hospital chamou a atenção de muitas pessoas que pararam para fotografar a capivara.
Uma equipe da PM Ambiental foi acionada por funcionários do hospital e conseguiu segurar e resgatar o animal, que apresenta excelente estado de saúde, sem sinais de domesticação ou ferimentos. Após passar por consulta de médico veterinário, a capivara foi solta e reinserida na natureza em uma área com povoamento de animais da mesma espécie na bacia do Rio Tibagi.
Sem saber precisar de onde surgiu a capivara no campus da UEL, a suspeita é que ela tenha saído de uma área agrícola que faz limites com a universidade e pelo fato do campus universitário ser extenso e muito arborizado.
A capivara adulta resgatada pesa cerca de 40 quilos e é uma jovem com idade em torno de um a dois anos. Ela mede cerca de um metro de comprimento, sendo que em sua fase adulta pode atingir até 1,5 metro de comprimento médio e pesar cerca de 60 quilos.
Ela é típica de áreas de alagados, próximas a rios e represas em toda a bacia hidrográfica do Estado do Paraná, principalmente nas beiras de rios e córregos. Ela também é encontrada em regiões mais quentes do Paraná. Por ser um roedor, pode se alimentar de plantas e raízes.
Como ocorreu com os funcionários do hospital, a Polícia Militar Ambiental orienta que as pessoas que se depararem com animais silvestres soltos na área urbana entrem em contato com o destacamento da PM Ambiental para que faça o resgate. Os moradores de Londrina e região podem ligar para o telefone (43) 3341-7733.
Fonte: O Diário