Uma foto triste e preocupante, que circula no Facebook e na imprensa internacional, mostra um burro que passou mal e desmaiou enquanto era obrigado a carregar crianças em suas costas num dia de extremo calor.
A fazenda Smithils Open Farm, fica no interior do Reino Unido e, segundo o jornal britânico The Mirror, cria burros desde 1986 e a partir de 2001 abriu suas portas ao público. Os burros trabalham na fazenda carregando pessoas nas costas e posando para fotos.
O Reino Unido e toda Europa tem enfrentado ondas de calor extremas nos últimos dias.
O acidente aconteceu no último sábado (16),e segundo relatos na internet, o burro chamado Bouncer tem 5 anos e estava dando carona para crianças quando aparentemente passou mal e caiu no chão. Na imagem é possível ver duas mulheres tentando socorrer Bouncer, visivelmente preocupadas. É possível ver que uma das mulheres inclusive, fala ao celular enquanto coloca a mão sobre o burro.
O coproprietário da fazenda, Carl Grimshaw, foi à página do Facebook ontem (19), para rebater as acusações e negou que o burro tenha passado mal e desmaiado devido ao calor, mas sim, que ele se ‘deitou’ no chão para livrar-se de ‘moscas’. Nas palavras dele, os burros podem ser animais ‘teimosos’. E alegou ainda, que estão tentando ‘destruir’ a imagem do ‘negócio da família’ e que os animais estão ‘acostumados’ com altas temperaturas, mas que ‘sofrem’ com moscas e mosquitos.
Segundo ele, o burro recebeu ‘atendimento’ de funcionários no local e estava bem, mas não ficou esclarecido se Bouncer foi atendido por veterinários especializados.
Nota da redação: Por trás deste tipo de entretenimento, existe sofrimento, dor e estresse psicológico. Além do risco de acidentes e morte. A tração animal causa dores físicas significativas. Os animais são obrigados a carregar cargas pesadas, em temperaturas extremas. É comum que estes animais sejam explorados até a morte, e muitas vezes morrem por exaustão. A ANDA pede o fim da tração e exploração animal.