O corpo de Bombeiros de Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, resgatou um pinguim na Praia do Tabuleiro. O animal foi encontrado nesta quarta-feira (10) debilitado e sem forças para reagir, segundo os bombeiros.
Eles então encaminharam o animal a Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), que o levou para um laboratório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Penha. Conforme o Corpo de Bombeiros, somente nos casos em que o animal apareça na orla e esteja em situações de risco, por ferimentos ou coberto com algum material como óleo, é necessário o encaminhamento a entidades que podem tratá-lo.
A mesma recomendação vale para outros animais, como leões marinhos. “Caso contrário, orientamos que o mesmo seja deixado quieto descansando até recuperar suas forças para seguir seu caminho”, afirmou o cabo Luiz Anselmo Da Silva, Chefe do Socorro de Barra Velha.
De acordo com Luciana Moreira, analista ambiental da APA da Baleia Franca, nesta época é comum o aparecimento de animais marinhos em praias, desde baleias até leões e lobos marinhos e pinguins. A orientação a pessoas que encontrarem algum animal é entrar em contato com as instituições responsáveis e não tentar devolvê-lo para a água. Até a chegada de técnicos, Luciana também sugere que a área seja isolada, para manter pessoas e animais domésticos afastados.
Fonte: G1