Com a voz acelerada, Betânia manda mensagem de whatsapp para a mãe. “Mãe, mãe, o boi voltou. O Fumaça voltou”. A menina mal podia acreditar que seu melhor amigo tinha sido localizado, uma busca que já durava mais de um mês e que praticamente todos davam como perdida, exceto Betânia.
O boi foi encontrado em uma reserva próximo da propriedade de onde fugiu, ao lado da cidade de Icaraíma. Esperto, ele atravessou um córrego e permaneceu o tempo todo na área de proteção. Com pouca comida, perdeu bastante peso, mas, aparentemente, o quadro clínico é bom.
O pai da menina, Américo Viana de Almeida, adotou o boi há cerca de três anos, quando ele ainda era um bebezão. Rapidamente o ele se transformou no maior amor da menina, ele é um membro da família, como relata a mãe, a enfermeira Paula Cabral. “Ele é brincalhão, se diverte muito com a Betânia, e ela adora ele”.
Fumaça sumiu no dia 13 de julho da chácara da família, que fica em Umuarama, interior do Paraná. Dezenas de pessoas saíram em busca do boi, fazendo um verdadeiro arrastão por propriedades vizinhas.
Havia quem acreditasse que Fumaça tivesse sido morto, o que, por sorte, tratou-se apenas de uma especulação. “Ele está bem magro e estressado. Por enquanto, vamos deixar ele se readaptar no pasto e depois nós vamos deixar a Betânia chegar perto dele”, afirmou Paula.
Com informações de: OBemdito