O proprietário de um ‘zooquário’ (um misto de aquário com zoo), no Reino Unido, declarou que poderá optar por matar seus animais devido à crise do custo de vida que assola o país.
Phillip Miller mantém peixes, macacos, suricatos e outros animais em cativeiro no Sealife Adventure, que fica na cidade de Southend , todos os quais requerem uma grande quantidade de recursos para viver.
Ele disse à ITV News que o custo anual da eletricidade no estabelecimento triplicou e que seria muito caro manter os animais se o zooquário fosse fechado para economizar dinheiro, por exemplo.
“Todos esses animais precisam se manter aquecidos, ou frios, ou uma combinação de ambos, e é 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou. “E eles precisam ser alimentados, então é uma conta enorme para manter.”
Miller disse que eles teriam que ser mortos ou enviados para outros locais. Quando o entrevistador apontou que poderia ser difícil encontrar lares para os animais, Miller respondeu: “Esse é o problema. Todos os outros zoológicos estarão no mesmo barco, imagino.”
Zoológicos afetados pelo custo de vida
O Miller’s de fato não é o único cujo zoológico está sendo impactado pela crise contínua do custo de vida no Reino Unido.
Também este mês, um zoológico de Sussex disse que o bem-estar animal pode ser afetado pelos altos preços da energia.
Kenward também disse que suas contas de energia aumentaram 70% e que provavelmente aumentarão ainda mais.
O proprietário do zoológico de Chester, Jamie Christon, disse recentemente que suas contas anuais de energia devem dobrar. Ele disse ao iPaper : “Não posso colocar um suéter de lã em um dragão de Komodo, tenho que manter as temperaturas em que esses animais precisam”.
“Tenho recintos muito bem aquecidos ou muito bem ventilados ao redor do zoológico. Esses animais e plantas precisam ser mantidos, seja frio, quente, úmido ou seco.”
Ele acrescentou que, embora algumas pessoas ainda tenham dinheiro agora, estão sendo cuidadosas com a forma como o gastam.
“No próximo ano eles provavelmente não terão esse dinheiro”, continuou ele. Os animais estão correndo enorme perigo.
Animais em ambientes não naturais
Os ativistas vêm avisando sobre os custos de bem-estar animal dos zoológicos há anos, e a situação atual que eles enfrentam é mais uma prova de que esses animais jamais deveriam estar ali.
Os animais do zoológico são forçados a viver em habitats não naturais e passam por dores físicas e psicológicas terríveis.
Eles são frequentemente vistos como exposições vivas, ao invés de seres com direito à liberdade, e estão à mercê dos humanos que os “possuem”. Correndo riscos de todos os tipos, além de viverem suas vidas inteiras em sofrimento, estresse e doenças por causa do cativeiro.
Esse é mais um motivo pelo qual a ANDA e outras organizações de direitos animais pelo mundo são veementemente contra os zoos e outros locais que aprisionam animais para entretenimento. Não apoie exploração animal e considere o veganismo.
Com informações de Plant Based News