O vínculo que pode ser formado entre um humano e seu cachorro é uma fonte de inspiração para falar sobre companheirismo, amor e lealdade. Mas também, em torno disso, existem histórias emocionais que revelam que esse relacionamento pode ser inabalável. Este é o caso de Vaguito, o cão que ganhou popularidade nas praias do sul de Lima, Peru, e logo se tornou conhecido mundialmente.
Todos os dias, o litoral de Punta Negra é onde Vaguito chega. Depois de procurar conforto na areia, ele procede a fazer sempre a mesma coisa: olhar fixamente para o mar. Inicialmente, aqueles que observavam os movimentos do cachorro esperavam que seu tutor viesse por trás para compartilhar o passeio. Mas isso nunca acontece.
Embora as carícias dos banhistas tenham começado a se multiplicar a cada uma de suas visitas à praia, o cachorro está sempre sozinho e atento ao mar. Por isso, suas ações começaram a ser tema de conversa entre os moradores locais e turistas, e logo a história viajou pelo mundo. Vaguito espera todos os dias por seu tutor, que nunca mais voltará.
Não é à toa que o animal fixa seu olhar naquele oceano; foi lá que ele viu seu amado tutor pela última vez, que partiu para pescar e nunca mais retornou. Infelizmente, o homem morreu no mar, e desde aquele dia, Vaguito retorna com a esperança de que aquela praia traga de volta seu ente querido.
A história causou impacto e rapidamente se tornou viral devido à fiel demonstração de amor e lealdade daquele cão, que, entre a brisa e a areia, só olha em direção à água sem perder a fé. Fotos do animal à beira-mar percorreram o mundo, e embora muitas pessoas tenham se oferecido para adotá-lo, sabe-se que tirá-lo do local não seria o melhor para ele.
Assim como aconteceu no caso de Hachiko, o cão japonês que esperou por seu tutor na estação de trem – onde o acompanhava quando ele ia trabalhar – por mais de nove anos, a história de Vaguito também será levada para as telonas.
Em meados de 2023, a Bamboo Pictures anunciou que as filmagens começariam para o filme que contaria a emocionante história, com a premissa de refletir o vínculo que se formou entre o cão e seu tutor, mostrando por que a frase popular que indica que esses animais domésticos são o “melhor amigo do ser humano” faz todo sentido.
Vale ressaltar que o protagonista da história não será o próprio cão, mas outro animal interpretará seu papel. Em 18 de abril, “Vaguito, Eu Esperarei Você na Beira do Mar” chega aos cinemas de todo o país latino-americano. No entanto, ainda não foi anunciado se haverá um lançamento internacional ou se o filme estará disponível em uma plataforma de streaming para que o resto do mundo possa assistir e se emocionar com ele.
Fonte: O Globo