EnglishEspañolPortuguês

AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Tubarões estão sendo mortos para alimentação e vendidos em lojas de chips no Reino Unido

Os consumidores do Reino Unido podem estar comendo tubarões ameaçados de extinção sem saber

21 de janeiro de 2024
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Mais de 100 milhões de tubarões são capturados e vendidos todos os anos – Crédito de mídia: Adobe Stock

Pesquisadores alertam que tubarões ameaçados de extinção estão sendo mortos e vendidos como alimento para consumidores desavisados. Um novo estudo estima que a mortalidade por pesca de tubarões aumentou para 80 milhões de 2012 a 2019, sendo que 25 milhões desses eram de espécies já ameaçadas de extinção. Os pesquisadores destacam que esses números provavelmente são subestimados devido a subnotificações em nível nacional, podendo chegar a até 101 milhões.

Como resultado, aqueles que consomem peixes podem estar inadvertidamente ingerindo carne de tubarão, revelaram os pesquisadores. Embora governos e organizações internacionais tenham implementado leis para proteger tubarões após serem reconhecidos como ameaçados, a proibição do comércio de barbatanas de tubarão incentivou a indústria pesqueira a buscar alternativas para vender tubarões, gerando um aumento na demanda por carne de tubarão.

Os cientistas dizem que os tubarões são frequentemente vendidos como “carne misteriosa” não rotulada em restaurantes de todo o mundo. Em declarações ao The Times , a coautora do estudo Laurenne Schiller, uma cientista de conservação marinha, disse: “Os tubarões fazem parte de uma cadeia de abastecimento global. Existem países em todo o mundo que consomem carne de tubarão e às vezes nem sabem disso.”

No Reino Unido, sabe-se que as lojas de peixe e batatas fritas vendem tubarões. Isto foi relatado em 2019, quando testes de ADN revelaram que 90% do huss, da enguia, do flake e do salmão-rocha eram, na verdade, cações-espinhosos – um tubarão ameaçado de extinção que não pode ser capturado legalmente em águas europeias.

A nova investigação acrescenta mais provas à crescente preocupação com as populações de tubarões em todo o mundo.

Os consumidores do Reino Unido podem estar comendo tubarões sem perceber. Foto: Adobe Stock

Esse aumento na demanda, segundo os pesquisadores, contraria o objetivo inicial das legislações sobre barbatanas de tubarão, resultando em um aumento potencial na mortalidade desses animais. Para a coautora do estudo, Darcy Bradley, “se algo, [a mortalidade] está ligeiramente aumentando”.

Para avaliar o número de tubarões mortos para consumo, os pesquisadores, da Dalhousie University, no Canadá, rastrearam 1,1 bilhão de tubarões em 150 países pesqueiros entre 2012 e 2019, constatando que as mortes relacionadas à pesca de tubarões ultrapassaram 100 milhões por ano em 2019.

Os cientistas alertam que tubarões frequentemente são vendidos como “carne misteriosa” sem rótulo em restaurantes ao redor do mundo. Laurenne Schiller, coautora do estudo e cientista de conservação marinha, afirmou ao The Times: “Os tubarões fazem parte de uma cadeia de abastecimento global. Há países ao redor do mundo que consomem carne de tubarão e, às vezes, nem sabem disso.”

O estudo destaca a crescente preocupação com as populações de tubarões em todo o mundo. Medidas para proteger esses animais têm se concentrado principalmente em conter a prática do “finning”, em que pescadores cortam as barbatanas de tubarões vivos antes de jogá-los de volta na água para afogar ou morrerem de fome. A prática é agora ilegal na Europa, mas estudos mostram que os países da União Europeia representam metade do comércio asiático de barbatanas de tubarão.

O “bycatch” (captura acidental) também é uma preocupação significativa na indústria pesqueira, já que a pesca de arrasto resulta na captura de espécies indesejadas, incluindo tubarões. O estudo ressalta que apenas alimentos à base de plantas e algas podem garantir a segurança de todos os peixes.

    Você viu?

    Ir para o topo