EnglishEspañolPortuguês

GANÂNCIA

Caça legalizada de alces ameaça a vida selvagem nos Estados Unidos

O principal interesse por trás da prática está nos chifres deles, que traz muito dinheiro aos caçadores

24 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

A caça de alces para coletar seus chifres é algo comum e, infelizmente, legalizado no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, preocupando os ativistas e biólogos. Mas no último ano, a preocupação cresceu após sinais de caça aparecerem fora da época determinada.

Em abril do ano passado, agentes de fiscalização da vida selvagem se depararam com uma pilha de 40 chifres entre as árvores e ocultados com galhos. A temporada de coleta de chifres em terras florestais abre em 1º de maio de cada ano e é fechada durante todo o ano em um refúgio de alces próximo, o que significa que essa pilha claramente havia sido colhida ilegalmente.

Esse caso destaca um problema crescente em todo o oeste de Wyoming, onde as pessoas buscam um lucro às custas da vida de alces, cervos e ovelhas de chifres grandes.

Além dos animais mortos diretamente pela caça, os alces, ovelhas de chifres grandes e cervos que sobrevivem queimam calorias importantes para sobreviver no final do inverno enquanto fogem dos humanos, dizem os biólogos. Muito estresse e poucas calorias podem diminuir as taxas de natalidade e até enfraquecer alguns animais até o ponto de morrerem.

Dependendo do ano, os chifres podem render cerca de $15 por quilo, e um grande chifre de alce pode pesar 9 quilos. Esse preço é para chifres usados como brinquedos para mastigar de cães, cabos de facas ou até mesmo botões.

O Refúgio Nacional de Alces, uma porção de terras federais protegidas para milhares de alces invernantes, proíbe quase toda a perturbação humana, incluindo a coleta de chifres dos animais já mortos. Isso significa que quando as terras florestais vizinhas abrem, as chances de caça aumentam, disse Frank Durbian, líder do projeto do refúgio. O refúgio traz mais cinco a sete oficiais a cada ano para patrulhar as fronteiras e impedir que as pessoas invadam.

O estado de Wyoming é extremamente permissivo em relação à caça de maneira geral. Não são apenas os alces e outras espécies com chifres que são caçados legalmente na região, mas lobos, ursos e raposas também.

    Você viu?

    Ir para o topo