EnglishEspañolPortuguês

CRUEL E PERIGOSO

Domesticação de animais selvagens cresce no Canadá e preocupa ativistas

A falta de regulamentação permite que muitos deles vivam em condições inadequadas, ignorando suas necessidades biológicas

24 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps) é uma espécie de mamífero planador originalmente encontrada na Austrália; Foto: patrickkavanagh | Wikimedia Commons

Defensores dos direitos animais pressionam por regulamentações mais consistentes em decorrência do aumento na domesticação de animais exóticos no Canadá. Tigres, jacarés, escorpiões e tarântulas estão entre alguns dos animais que estão sendo mantidos em casas, ameaçando o bem-estar deles.

“Há uma noção equivocada de que animais selvagens podem ser domesticados”, disse Kelly Butler, gerente de campanha de vida selvagem da Humane Society International Canada em Montreal, em entrevista ao CTVNews.ca. “É muito cruel para o animal. É perigoso para o dono. Isso leva a perigos tanto para os animais quanto para as pessoas, porque a manutenção de animais exóticos é regulamentada de forma inconsistente e em grande parte não monitorada em todo o país.”

Os defensores definem animais exóticos como aqueles que vivem em cativeiro fora de seus países de origem.

Butler conta que sua organização trabalha com muitos abrigos parceiros que veem espécies exóticas de todos os tamanhos sendo entregues às suas instalações ou realocadas em santuários. “Eles têm necessidades biológicas complexas, o que os torna incrivelmente difíceis de serem mantidos como animais domésticos”, explicou.

Anna-Lee Fitzsimmons, diretora de relações públicas da Sociedade Humanitária de Calgary, diz que o abrigo tem recebido um número crescente de espécies exóticas nos últimos quatro anos. Em sua cidade, ela viu animais exóticos, incluindo petauros-do-açúcar, dragões-barbudos, piranhas, dragões d’água chineses, aves aquáticas, tartarugas, iguanas e papagaios.

Butler relatou que os canadenses possuem todos os tipos de animais exóticos, incluindo grandes serpentes venenosas, lagartos, jacarés, crocodilos, tigres, leões, escorpiões e tarântulas. Serpentes venenosas e felinos selvagens estão entre os animais que causam maior preocupação, especialmente pela segurança, de acordo com ela. A maioria das províncias proibiu a posse de grandes animais como leões e tigres, mas não Manitoba e Ontário.

O comércio de animais de estimação é uma das principais razões pelas quais as pessoas importam centenas de milhares de animais selvagens todos os anos no Canadá, disse Michèle Hamers, gerente de campanha de vida selvagem da World Animal Protection em Toronto. “Sabemos que temos alguns grandes criadores que reproduzem esses animais para exportação. Temos atacadistas. Portanto, é uma indústria massiva, em grande crescimento e completamente desregulamentada.”

Butler pede por um melhor quadro regulatório como uma lista de animais que as pessoas podem manter, devido ao grande número de espécies e híbridos existentes. “A maneira atual é que qualquer coisa que não seja explicitamente proibida é legal de fato, razão pela qual temos tantas espécies diferentes inadequadas para a vida em cativeiro sendo mantidas como animais exóticos em todo o Canadá.”

Devido à falta de regulamentação, é difícil estimar o número de animais exóticos no Canadá, disse Butler. Essas regulamentações variam em cada província e município.

Em nível federal, o Projeto de Lei S-15 busca proibir a nova posse de elefantes e grandes símios, incluindo chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos, no Canadá, exceto em casos envolvendo conservação, bem-estar animal e pesquisa científica. O projeto de lei citou preocupações de que esses animais poderiam sofrer problemas de saúde e comportamentais por viverem em “condições inadequadas.”

O governo também anunciou em um comunicado de imprensa em novembro de 2023 que se envolverá com províncias, territórios e partes interessadas para discutir o valor potencial de uma abordagem nacional para proteger o bem-estar animal e a segurança pública para a vida selvagem em cativeiro.

Junto de outras ONGs de proteção animal, a Humane Society International Canada está fazendo lobby para incluir grandes felinos não nativos, como leões e tigres, na legislação para proibir a posse privada dessas espécies, disse Butler. “Também estamos fazendo lobby para que essa legislação inclua um sistema para adicionar outras espécies no futuro, o que também ajudaria a reduzir ainda mais o número de animais exóticos sofrendo em cativeiro no Canadá.”

    Você viu?

    Ir para o topo