EnglishEspañolPortuguês

IMPUNIDADE

Sentença leve para homem que matou gato a chutes enfurece defensores dos direitos animais

O agressor recebeu uma punição de apenas dois anos e meio na prisão e uma proibição de viajar para o exterior

16 de março de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Grupos turcos de direitos animais condenaram na quarta-feira (13/03) a sentença judicial sobre Ibrahim K., homem que matou brutalmente um gato chamado Eros, que vivia em situação de rua em Istambul, na Turquia, dizendo que era “não uma punição, mas uma recompensa”.

Eros era um gatinho muito popular e cuidado pelos moradores da região. O agressor foi condenado a apenas dois anos e seis meses de prisão e foi proibido de viajar para o exterior após chutar o animal até a morte.

“A decisão dada contra o réu, que primeiro chutou Eros, que era alimentado e cuidado pelos residentes do local, no elevador, e depois o seguiu, impediu-o de escapar, e o matou chutando-o repetidamente no corredor por 6 minutos; não é uma punição, é uma recompensa!” disse o Centro de Direitos Animais da Ordem dos Advogados de Istambul após a audiência no tribunal de Istambul na quarta-feira.

Defensores dos direitos animais que assistiram ao julgamento organizaram um protesto em frente ao tribunal. “Sabemos que ele não terá que ficar na prisão com esta sentença. Não aceitamos o veredito”, eles cantaram.

O governo defendeu a sentença do tribunal. “A sentença dada é a mais alta já aplicada sob a Lei de Proteção Animal”, escreveu o Ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, na rede social ‘X’.

De acordo com filmagens, em 1º de janeiro, o agressor entrou no elevador do prédio, viu o gato e imediatamente começou a chutá-lo, perseguindo-o enquanto ele tentava fugir. Como resultado de seus ferimentos, Eros morreu. Um processo foi aberto contra Ibrahim, que foi posteriormente liberado da custódia por mostrar bom comportamento no tribunal em fevereiro.

O julgamento foi acompanhado por milhares de pessoas no tribunal, incluindo grupos de direitos animais, cidadãos, partidos políticos e ordens de advogados.

A Turquia é um dos países mais amigáveis aos gatos do mundo e Istambul é frequentemente chamada de Cidade dos Gatos, pois eles são alimentados e cuidados pelos moradores enquanto vagueiam livremente em lugares públicos como ruas, mesquitas, parques, estações de trem e escolas.

    Você viu?

    Ir para o topo