Os churros são uma iguaria popular que tem suas raízes na Espanha e é apreciada em muitos países ao redor do mundo. Originalmente, esse doce era feito a partir de uma massa de farinha, água e sal, frita em óleo quente e polvilhada com açúcar e canela. Com o tempo, diferentes variações surgiram, como recheios de chocolate, doce de leite e outras delícias. A praticidade e rapidez são características que tornam os churros veganos uma opção ainda mais atraente. A massa pode ser preparada facilmente em casa, com ingredientes básicos que geralmente já estão disponíveis na despensa. Confira o passo a passo e mãos à obra.
Ingredientes:
1 xícara de água
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 xícara de farinha
1 colher de café de sal
1/2 colher de chá de canela
3 colheres de sopa de açúcar
80g de chocolate escuro (adequado para veganos)
1/2 xícara de leite de soja
Modo de preparo:
Em uma pequena panela, aqueça a água, acrescente as 2 colheres de sopa de óleo vegetal e o sal, e deixe no fogo até que comece a ferver, depois retire do fogo e adicione a farinha. Mexa vigorosamente até que a mistura seja suave e forme uma bola, depois deixe esfriar de modo que possa ser manuseado.
Transfira a mistura de churros para o saco de confeitar com o bico pitanga. Comece a fazer tubulações com 10 cm de altura. Use cuidadosamente uma tesoura para cortar o final de cada churro.
Em uma panela coloque óleo suficiente para cobrir o churro. Quando o óleo estiver suficientemente quente, transfira os churros para a panela 2 ou 3 de cada vez e frite até ficar dourado. Teste o óleo usando uma pequena quantidade de restos de mistura dos churros. Se a mistura ficar dourada dentro de um minuto, então o óleo está suficientemente quente.
Remova os churros do óleo e coloque-o sobre uma toalha de papel.
Em uma tigela pequena misture a canela e o açúcar, e cubra cada churro.
Para fazer o creme de chocolate, aqueça o leite de soja e retire do fogo quando começar a ferver. Adicione o chocolate e mexa até ficar homogêneo.
Sirva os churros com o creme de chocolate ou outro que preferir.