Em 2026, um dos sonhos da Rainha Sofia se tornará realidade: dar uma segunda chance a animais abandonados. A mãe do Rei Felipe VI está trabalhando para construir um abrigo para animais por meio de sua fundação. Ela já encontrou um terreno em Arganda del Rey e, nesta semana, deu mais um passo para tornar o projeto realidade.
Como parte deste projeto, a Rainha Sofia está visitando abrigos de animais recém-projetados e construídos para conhecer modelos e soluções aplicáveis ao novo centro, informa a EFE.
Nesse sentido, a Rainha visitou na segunda-feira (15/12) o centro de proteção animal que a Câmara Municipal de Torrelodones está finalizando.
Conforme apurado pela LOC, o abrigo acolherá não só cães e gatos, mas também burros, animais pelos quais a Rainha Sofia nutre um carinho especial. Aliás, a esposa de Juan Carlos I mantém um par de burros nos estábulos do Palácio da Zarzuela.
O Abrigo Integral de Animais Arganda del Rey contará com a colaboração da Câmara Municipal, com o objetivo de fortalecer a rede pública de cuidados para animais abandonados na Comunidade de Madrid.
O futuro centro foi projetado para ser integrado ao sistema regional que presta serviços de recolhimento de cães e gatos abandonados ou perdidos em pequenos municípios com menos recursos.
Após a recuperação e vacinação , os animais podem ser disponibilizados para adoção, em um ambiente projetado para garantir seu bem-estar.
Com este projeto, a Rainha Sofia, por meio de sua Fundação, aprofunda-se em outro de seus maiores interesses: o bem-estar animal. A instituição que ela preside, que leva seu nome, concentra-se há décadas em pesquisas sobre Alzheimer e meio ambiente.
Mas a Rainha Sofia quis homenagear os animais que lhe são companheiros constantes. Ela demonstrou isso em sua mensagem de Natal de 2025, na qual os cinco cães que vivem em sua residência na Zarzuela são as estrelas da imagem.
A paixão da Rainha Sofia pelos animais estende-se ao nível institucional. Ela mantém uma relação próxima com o Jardim Zoológico de Madrid e foi madrinha da chegada dos pandas vindos da China.
A rainha Sofia transmitiu sua paixão pelos animais a todos os membros de sua família. Além de seus cinco cães, o Palácio da Zarzuela também abriga os dois labradores pretos da princesa Leonor e da infanta Sofia , Sara e Jan. Além disso, sua filha, a infanta Elena , é conhecida por seu amor por cavalos e é frequentemente vista passeando pelo bairro com sua terrier, Tula.
A inauguração do seu centro de recepção em 2026 é um projeto no qual a Rainha esteve pessoalmente envolvida e com o qual realizará um novo sonho.
Traduzido de El Mundo.