Neste dia 10 de agosto, Dia Nacional do Protetor de Animais, a Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, lança o Caderno Direitos Animais, uma publicação da série Reconstrução e Transformação do Brasil.
Sob responsabilidade editorial do Setorial de Direitos Animais do PT e Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Direitos Animais, a publicação de 48 páginas apresenta o balanço dos debates de mais de vinte e cinco plenárias dos Encontros Setoriais e três seminários nacionais que mobilizaram mais de dois mil filiados e filiadas optantes do Setorial, dirigentes e parlamentares do Partido, ao longo de 2021. Contou ainda com os aportes de mais de trinta palestrantes, e de representantes de vinte entidades nacionais representativas de direitos animais, que em março desde ano estiveram participando de encontro presencial com o Presidente Lula, para expor as demandas do Setor.
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, destaca a importância da pauta para o PT, que foi o primeiro partido a criar o Setorial Nacional de Proteção e Defesa dos Animais.
“O bem-estar animal é uma pauta que me diz muito, como parlamentar e como ser humano. No Congresso apresentei projeto de lei sugerindo a criação de um Sistema Nacional de Proteção e Defesa dos Animais. E o PT é o primeiro partido do país a criar o Setorial de Direitos Animais, onde trabalhamos e lutamos muito em defesa da dignidade dos nossos companheiros de jornada na terra”, afirma Gleisi.
Com capítulos específicos que tratam da relação entre pandemias e violações de direitos animais, o papel da fauna no sequestro de carbono, a relação entre direitos animais e a oferta de água e comida para as pessoas, o caderno aponta apresenta um conjunto de princípios e diretrizes para a formulação de políticas públicas pelos direitos animais. Traz ainda propostas objetivas ao programa de Governo, com sugestões de ações para animais familiares e domésticos, animais silvestres, animais explorados para produção e animais explorados na ciência.
De acordo com a coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais Vanessa Negrini, a publicação representa um marco para o Partido dos Trabalhadores, que sempre foi pioneiro na defesa da vida e dos direitos. Longe de ser um ponto final no debate, o caderno deve abrir novas oportunidades de diálogos dentro e fora do Partido acerca do tema e seus desdobramentos para a vida humana e de todos os animais.
“A ANDA teve um papel fundamental da consolidação deste debate e ideias sistematizadas neste Caderno de Direitos Animais. Recebemos contribuições de mais de 30 pesquisadores de direitos animais, de diversos campos do conhecimento, e também de representantes de vinte entidades nacionais de direitos animais que atuam no Brasil. Foi um belo processo de construção coletiva de conhecimento, que fortalecerá a defesa da pauta dentro e fora do PT. Muito obrigada ANDA por ajudar fazer isso acontecer.” Agradeceu Vanessa.
O Caderno Direitos Animais pode ser baixado pelo link https://teoriaedebate.org.br/cadernos/direitos-animais/
Fonte: Coordenação do Setorial de Direitos Animais do PT