EnglishEspañolPortuguês

SÃO PAULO

Projeto TamPets: Reciclando tampinhas para combater o abandono e os maus-tratos aos animais

9 de novembro de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Uma iniciativa independente está fazendo a diferença na vida de animais vulneráveis em situação de abandono. O projeto TamPets une reciclagem e apoio financeiro para castração e esterilização dos animais que vagam pelas ruas, praças e rodovias de Sorocaba e região.

O objetivo central é controlar a quantidade crescente de animais abandonados. Embora já existam projetos voltados para a causa animal na região, a barreira financeira muitas vezes impede que tutores, abrigos e protetores independentes acessem o benefício da castração.

Eliada Marcos, conhecida como Lia, é a idealizadora e coordenadora do projeto que acredita que todos podem ajudar de alguma forma. “A tampinha é como uma moeda que todos podem doar e também abraçar a causa, engajando na coleta.”

A iniciativa se concentra na coleta e venda de tampinhas plásticas, criando um fundo exclusivo para financiar a castração de animais sob cuidados de abrigos, protetores independentes ou tutores com recursos limitados, visando evitar o abandono, ninhadas indesejadas e doenças entre os animais.

A população leva as tampinhas até os pontos de coleta na cidade, e voluntários recolhem e as entregam a um comprador que as processará. O valor arrecadado com a venda das tampinhas é utilizado para pagar as castrações de animais em situação de vulnerabilidade.

“Todos os recursos arrecadados são direcionados exclusivamente aos prestadores dos atendimentos, como ONGs, abrigos e veterinários”.
O peso coletado mensalmente é compartilhado nas redes sociais do projeto para acompanhar o progresso e incentivar a participação da comunidade.

História inspiradora

Em meio ao trabalho constante de conscientização e sensibilização, o projeto ajudou a mudar a história da Lady, uma cachorrinha SRD que vivia nos fundos do estacionamento de um mercado.

Assim como tantos outros animais abandonados, ela teve várias crias até encontrar uma guardiã que a resgatou. Lady foi levada a uma clínica veterinária ainda prenha. Todos os filhotes foram doados, ela foi castrada com a ajuda do projeto TamPets e, finalmente, encontrou um lar. “Ajudar a Lady a ter uma vida digna nos motivou ainda mais a continuar no nosso objetivo.”, comentou Lia.

Os resultados desde outubro de 2019 mostram o impacto positivo do projeto: foram castrados 1800 animais, o que evitou o nascimento de cerca de 7 mil filhotes. Além disso, foram arrecadadas 66 toneladas de tampinhas, totalizando 36 milhões e 300 mil tampinhas.

Para ajudar o Projeto TamPets, as pessoas podem se envolver de diversas maneiras, como sendo voluntários para coleta, oferecendo seu comércio como ponto de coleta ou participando da tiragem das tampinhas.

Com o comprometimento da população, o projeto contribui para tornar a região um lugar mais seguro e acolhedor para os animais que precisam de ajuda, além de fazer a diferença na construção de uma comunidade mais consciente e solidária.

Para entrar em contato e oferecer ajuda ou entregar tampinhas coletadas, as pessoas podem usar o número de WhatsApp: (15) 99846-7372 ou seguir as redes sociais do projeto: @tampetsorocaba.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo