O óleo de palma é a causa de uma parte do desmatamento em florestas de todo o mundo. As terras tropicais são devastadas para expandir as plantações de óleo de palma, encontrada em mais da metade dos produtos consumidos pelos Estados Unidos.
Além da enorme devastação causada nas florestas, os animais são afetados pela perda do habitat. As comunidades indígenas também sofrem com a perda de suas casas.
Atualmente, os incêndios na Floresta Amazônica estão preocupando países ao redor do mundo – mas o desmatamento para o cultivo de óleo de palma já vem acontecendo há muito mais tempo.
O Peru, país da América do Sul que possui a segunda maior quantidade da Floresta Amazônica em seu território (com 13%), está tentando combater o óleo de palma. A Federação Nacional da Vida Selvagem colaborou com o governo peruano, produtores e ONGs para chegar a um acordo com a Associação Peruana de Produtores de Óleo de Palma (JUNPALMA).
O acordo planeja que a JUNPALMA produza óleo de palma sustentável e livre de desmatamento. Se obtiver sucesso, o Peru conseguirá se ver livre da devastação causada pelo óleo de palma até 2021 e se tornará o segundo país sul-americano a combater o crime, depois da Colômbia.