EnglishEspañolPortuguês

DESORIENTADO

Pássaro Urutau visita estação República do Metrô de SP e é resgatado em ação conjunta entre bombeiros e seguranças

O pássaro não é uma espécie urbana e foi encontrado em pilastra da estação, no Centro da capital paulista.

6 de novembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Um urutau entrou na estação República do Metrô, no Centro de SP — Foto: Divulgação

Uma ave silvestre da espécie urutau foi encontrada dentro da estação República do Metrô no sábado (29/10), próximo à área das catracas.

O pássaro, que tem hábitos noturnos, estava tranquilo, repousando em uma pilastra. A cena inusitada chamou a atenção dos passageiros que embarcavam e desembarcavam por volta das 9h na estação, que abriga as linhas 3-Vermelha e 4-Amarela.

De acordo com o ornitólogo do Instituto Butantan Thiago Vernaschi, “de setembro a outubro até essa época, os bichos estão voltando da migração. Quando eles retornam, acabam ficando um pouco desorientados e, por isso, vão parar às vezes em áreas bem urbanas”.

Conhecido como ave fantasma, urutau se camufla entre as árvores — Foto: Estevão Santos/VC no TG

O ornitólogo ainda acrescentou que o urutau não é uma espécie urbana e tem hábitos mais ativos principalmente em noites de lua cheia. Seu habitat costuma ser em áreas rurais e de matas e uma curiosidade: apesar de lembrar uma coruja, eles não são “primos”: “Urutaus lembram corujas pela postura ereta, mas não são parentes delas. Os parentes mais próximos são os bacuraus e os curiangos, mas com algumas diferenças”, explicou.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar no resgate, mas não teve sucesso. Em um trabalho em conjunto, e com paciência, a ave pousou no braço de um agente de segurança. Posteriormente, a ave foi retirada da estação e levada para o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste da capital.

Fonte: g1

Você viu?

Ir para o topo