Uma ave silvestre da espécie urutau foi encontrada dentro da estação República do Metrô no sábado (29/10), próximo à área das catracas.
O pássaro, que tem hábitos noturnos, estava tranquilo, repousando em uma pilastra. A cena inusitada chamou a atenção dos passageiros que embarcavam e desembarcavam por volta das 9h na estação, que abriga as linhas 3-Vermelha e 4-Amarela.
De acordo com o ornitólogo do Instituto Butantan Thiago Vernaschi, “de setembro a outubro até essa época, os bichos estão voltando da migração. Quando eles retornam, acabam ficando um pouco desorientados e, por isso, vão parar às vezes em áreas bem urbanas”.
O ornitólogo ainda acrescentou que o urutau não é uma espécie urbana e tem hábitos mais ativos principalmente em noites de lua cheia. Seu habitat costuma ser em áreas rurais e de matas e uma curiosidade: apesar de lembrar uma coruja, eles não são “primos”: “Urutaus lembram corujas pela postura ereta, mas não são parentes delas. Os parentes mais próximos são os bacuraus e os curiangos, mas com algumas diferenças”, explicou.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar no resgate, mas não teve sucesso. Em um trabalho em conjunto, e com paciência, a ave pousou no braço de um agente de segurança. Posteriormente, a ave foi retirada da estação e levada para o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste da capital.