Ao contrário do dito popular, nem toda comida vegetariana é totalmente natural e saudável. No entanto, outra informação que costuma passar despercebida é que nem toda comida vegetariana é realmente livre de conteúdo animal! De bananas a bolos, veja os alimentos que podem conter ingredientes com origem animal:
1. Se você está consumindo açúcar refinado…
… você também está consumindo ossos de animais! O açúcar branco refinado é clareado em um processo que implica o trabalho do açúcar através de “carbonização natural” – um termo complicado para falar de ossos de vaca carbonizados. Açúcar mascavo e de confeiteiro também podem conter esse elemento, pois são variações de açúcar branco.
2. Se você está bebendo suco de laranja …
…você pode também está consumindo óleo de peixe e lã de ovelha.
Laranjas, ainda que nutritivas, não são naturalmente “saudáveis para o coração.” Para ser comercializadas como suco, os fabricantes adicionam ômega-3, que, a menos que eles sejam sintéticos, são originados de anchovas, sardinhas e tilápias. Além disso, a vitamina D em alguns sucos fortificados vem de lanolina, uma substância da lã de ovelha.
3. Se você está comendo sorvete de baunilha…
…você pode também está consumindo suco de bumbum de castor.
O “sabor natural” que você vê anunciado em seu sorvete de baunilha favorito pode realmente vir da extremidade traseira de um castor. Castoreum é o termo técnico para o ingrediente totalmente natural – um líquido perfumado, marrom, que os castores usam para marcar seu território, e os cientistas alimentares usam para dar aos produtos um aroma de baunilha.
5. Se você está comendo bananas…
… você pode também está consumindo frutos do mar. Sua banana tem caranguejos. De acordo com a “Science Daily”, a quitosana, um composto de combate a bactérias derivado de camarão e caranguejo, é um componente do spray de conservantes que estendem a vida das bananas nas prateleiras, e podem se infiltrar no fruto. Isso é má notícia para os vegetarianos, os vegans, e qualquer pessoa com alergia a mariscos.
6. Se você está comendo pães tipo bagel…
…você também pode estar consumindo asas de pássaros. Aqui está o que é preciso para fazer um bagel lisinho: farinha, água, sal, fermento. A menos que você seja uma indústria popular que produz bagels. Neste caso, você acrescenta algumas penas de galinha e pato. Muitos bagels processados e produtos de panificação contêm a enzima L. cisteína, um “condicionador de massa” proveniente de penas de pato e frango. (Embora também possa ser feita a partir de cabelo humano).
7. Se você está comendo doces vermelhos…
…você também pode estar consumindo besouros esmagados. Cuidado com o corante Red Natural # 4. Ele é o que dá à maioria dos doces vermelhos sua coloração, e refere-se ao carmim, um pigmento extraído da fêmea do inseto. Às vezes é listado como “cochonilha”, “ácido carmínico” ou “carmim”. Mas gente, são realmente besouros triturados, e são um ingrediente mais comum do que você imagina: vinho, vinagre e massa colorida também possuem o suco de besouro.
8. Se você está bebendo cerveja ou vinho importado…
…você também pode estar consumindo bexiga de peixe. Hmm, este vinho tem notas de groselha, baunilha e esturjão? Algumas marcas de cerveja e vinho, particularmente os que são feitos na Grã-Bretanha, são clareados com cola de peixe, uma gelatina da bexiga de ar de determinados peixes de água doce. Clareadores vegetarianas podem ser feitos de barro ou algas.
9.Se você está comendo amendoins salgados…
…você também pode estar consumindo ossos de porco. Algumas marcas usam gelatina como aditivo para que haja a aderência de sal e outras especiarias ao amendoim. A gelatina é derivada do colágeno de vaca ou de porco, existente nos ossos, cascos e tecidos conjuntivos.
10. Se você está comendo batata chips….
….você também pode estar está consumindo gordura de frango. Muitos chips, especialmente sabor churrasco, contêm gordura de frango.
11. Se você está comendo bolo de caixinha….
…você também pode estar consumindo gordura de porco. Acredite ou não, é comum para a gordura ou banha de porco encontrar seu caminho nos ingredientes secos de misturas para bolo em caixa.
Com informações do Yahoo!
Nota da Redação: Informamos que o parágrafo referente ao consumo de gordura de porco intrínseco ao de feijões foi retirado devido ao seu caráter generalizante que não corresponde com a verdade, mas lembramos que é sempre bom ficarmos atentos e checarmos com os fabricantes a origem dos produtos e seus componentes para termos a confirmação de sua autenticidade vegana.