EnglishEspañolPortuguês

BELEZA DA FAUNA

O artista que desenhou um mapa com mais de 1.600 espécies animais

25 de dezembro de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

Depois de três anos de produção, o cartógrafo neozelandês Anton Thomas finalizou o “Wild World” (“Mundo Selvagem”, em português), um mapa-múndi com 1642 espécies de animais desenhadas à mão, com lápis de cor e canetas. A pré-venda da ilustração começou em julho de 2023 e, desde então, o artista tem preparado cópias para serem enviadas para diversas partes do mundo.

Além dos animais, a ilustração conta com a representação física dos locais – com terrenos montanhosos e desenhos da flora de cada ambiente – e não apresenta fronteiras. De acordo com Thomas, a criação foi uma forma de mostrar como seria o mundo sem a intervenção humana.

“É um mapa-múndi físico sem fronteiras internacionais, sem cidades, com muito poucos sinais de humanidade”, disse ele. 

“Mas está absolutamente repleto de espécies de animais em todos os habitats diferentes que você possa imaginar… está simplesmente explodindo de vida.” 

Foto: Reprodução/CBC

Thomas é um artista-cartógrafo em tempo integral cujos mapas ilustrados estão disponíveis em seu site. Este mapa em particular, chamado Wild World , foi desenhado à mão com lápis de cor e detalhado a tinta com caneta fina. Thomas queria garantir que fosse preciso e educativo, por isso passou algum tempo pesquisando cada animal e seu habitat natural. Limites físicos como rios e linhas costeiras foram traçados para corresponder aos mapas estabelecidos do mundo natural. 

Ele originalmente pensava que o projeto levaria seis meses para ser concluído – demorou três anos.

 Você chega a um ponto [onde] é como, ‘Bem, eu realmente não posso voltar agora, posso?’” ele brincou.

O artista tinha três regras básicas sobre quais animais incluiria. Eles tinham que ser animais selvagens, e não domesticados. As espécies precisavam ser indígenas da região e não introduzidas pelas migrações humanas. Os animais também deveriam estar vivendo em nosso mundo hoje, o que significa que Thomas teve que resistir ao impulso de incluir “um tigre da Tasmânia e/ou um dodô ou até mesmo alguns dinossauros”.

Fonte: CBC

Tradução: Vivian Guilhem

    Você viu?

    Ir para o topo