EnglishEspañolPortuguês

Núcleo de Bem Estar Animal garante que não haverá festa com rodeio em Petrópolis (RJ)

23 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

espora

“Em hipótese nenhuma haverá rodeios em Petrópolis”, garante a veterinária Rosane Portugal, responsável pelo Núcleo de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Petrópolis. Ela esclarece que, até agora, só houve o interesse dos responsáveis pela 25ª Expo, manifestado em uma conversa, em fazer um evento como a Festa do Peão de Barretos no município. Nas redes sociais, principalmente, corre o boado de que a festa foi confirmada para setembro e as pessoas já se manifestam a favor dos animais.

Segundo Rosane, no entanto, até agora não há nada oficializado e mesmo se a festa acontecesse não haveria rodeios e maus tratos aos animais. “A prefeitura está criando uma Coordenadoria de Bem Estar Animal. Não teria o menor o sentido se houvesse esse tipo de evento aqui no município”, informou a veterinária.

O Projeto de Lei 179/2013, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, está em tramitação na Câmara dos Vereadores. Ele proíbe no município a realização de eventos com a utilização e exibição de animais. Desta forma, não será possível festas com rodeios, touradas, eventos, espetáculos e apresentações congêneres que utilizem ou exibam animais da fauna silvestre, exótica e doméstica, segundo definição do IBAMA.

“É bem verdade que nossa cidade não tem em sua cultura a realização de rodeios e espetáculos dessa natureza. Estes, aconteciam durante as edições das feiras agropecuárias que há algum tempo também não são realizadas. Desta maneira, é que enfatizamos essa medida como preventiva à realização de novos rodeios. Existe um vasto estudo neste sentido, atestado por médicos veterinários com relação aos maus tratos e sofrimentos vividos pelos animais”, justifica o Projeto de Lei, feito em novembro do ano passado e que deve ser votado na primeira quinzena de julho.

Além disso, outras entidades são contra a prática de rodeios. Em um ofício enviado pelo Convention & Visitors Boureou, por exemplo, o grupo disse “repudiar qualquer atração que se beneficie de maus tratos a animais” e garante, ainda, que este tipo de evento traz mais prejuízos que benefícios à economia da cidade.

A presidente da ONG AnimaVida, Ana Cristina Ribeiro, explica que, embora haja o posicionamento da prefeitura para que não haja rodeios no municípios, uma lei específica é necessária para que os próximos governos não adotem este tipo de festa. “Temos que continuar cobrando dos vereadores para que eles votem à favor da lei. Isso será um benefícios para toda a cidade, já que não é economicamente viável e, muito menos, faz bem aos animais”, declarou.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Você viu?

Ir para o topo