O conflito na Ucrânia não causou apenas a perda de vidas humanas, a atividade militar também teve um impacto profundo na população de golfinhos do Mar Negro.
Antes da guerra, uma pesquisa abrangente da população de cetáceos do Mar Negro descobriu que havia pelo menos 253.000 golfinhos no Mar Negro e as populações “não se deterioraram nos últimos 20 anos”.
Mas Ivan Rusev, chefe de pesquisa do Parque Natural Nacional Tuzly Lagoons, na Ucrânia, diz que o número de golfinhos caiu em pelo menos 5.000 desde o início da guerra em 24 de fevereiro deste ano.
Ele afirma que o sonar militar usado pelos navios de guerra está prejudicando a audição dos golfinhos e interferindo no uso da ecolocalização, da qual eles dependem para caçar, navegar e evitar predadores.
“Quando os militares usam o sonar de seus submarinos ou embarcações de superfície, isso perturba o ouvido interno dos golfinhos e sua capacidade de se movimentar”, disse Rusev à RFI.
A perda da ecolocalização efetivamente priva os golfinhos de sua visão, tornando-os particularmente vulneráveis.
“Eles ficam completamente desorientados, perdendo seus pontos de referência. Eles batem nas rochas e não podem mais procurar comida. Os golfinhos que não podem mais se alimentar perdem peso muito rapidamente.”
‘Grande tragédia’
A costa ucraniana do Mar Negro viu alguns dos combates mais pesados do conflito.
As forças russas capturaram a Ilha da Cobra em 24 de fevereiro, o primeiro dia da guerra. E a Ucrânia retomou a ilha no início de Julho, suas forças dizem que estão se preparando para mais contra-ataques na região.
Bombardeios e explosões submarinas ligadas ao conflito também estão causando grande sofrimento aos golfinhos.
Mais de uma centena de golfinhos foram encontrados mortos perto das praias entre a cidade de Odessa e o Delta do Danúbio, uma área que representa apenas 2-3 por cento da costa do Mar Negro da Ucrânia.
“É uma grande tragédia”, diz Rusev. “As pessoas devem perceber que a morte de golfinhos no Mar Negro sinaliza a morte de seu ecossistema.
“É uma tragédia ambiental. Golfinhos, os animais mais inteligentes do mundo estão morrendo por causa da guerra.”
O número de golfinhos mortos é provavelmente uma subestimação, diz ele, porque ele e sua equipe foram capazes de pesquisar “apenas 3-5 por cento da costa ucraniana”.
Cientistas ambientais da Turquia, Bulgária e Romênia também relataram um aumento significativo no número de golfinhos mortos na costa.
A Fundação Turca de Pesquisa Marinha ( Tudav ) informou que pelo menos 80 golfinhos mortos foram encontrados na parte ocidental do Mar Negro desde maio.
Esta tragédia está afetando o meio ambiente, e, a qualquer momento, toda forma de vida sofrerá as consequências.