EnglishEspañolPortuguês

DESCOBERTA

Cientistas descobrem que golfinhos são tão inteligentes que gostam de ouvir Beethoven e Bach

Um novo estudo sugere que ao ouvirem compositores clássicos, os golfinhos se sentem mais felizes

18 de julho de 2022
Magnolia Gomez | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Alamy Images

 

Os golfinhos são conhecidos por serem muito inteligentes. Mas agora, um estudo sugere que eles possuem preferências musicais. Animais que ouviram compositores renomados da música clássica como Bach, Grieg, Saint-Saens, Debussy e Beethoven, mostraram um comportamento mais sociável.

Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, descobriram que os mamíferos se aproximaram e se interessaram mais uns pelos outros, deram toques mais suaves entre eles e nadaram em sincronia por mais tempo. Dar-lhes brinquedos ou tocar outros sons não teve o mesmo efeito que escutar música clássica.

A maneira como os golfinhos se comportaram depois de ouvirem as músicas, sugeria que estavam se sentindo felizes, talvez porque ativassem seus cérebros para produzir substâncias químicas como as endorfinas que influenciam o humor.

“Sabemos que, em uma ampla gama de animais, as endorfinas estão relacionadas ao vínculo social. A ativação de receptores opióides está correlacionada com uma sensação de euforia,” disse a pesquisadora Cecile Guerineau.

Sua equipe estudou oito golfinhos nariz-de-garrafa, sendo cinco fêmeas e três machos, usando um alto-falante subaquático para tocar música clássica e os resultados da pesquisa foram publicados na revista “Applied Animal Behavior Science”.

Os golfinhos também podem perceber o ritmo e o reconhecimento vocal, disse Guerineau. “Assim como dançar em uma festa nos faça sentir bem e ajuda as pessoas a se relacionarem, os golfinhos sincronizam-se com um ritmo sonoro, sentindo-se bem e conectando-se com os outros animais.

Um alto-falante subaquático foi usado para tocar aos golfinhos 20 minutos de música clássica por dia, totalizando sete sessões. Em sete outros dias ouviram o som da chuva por 20 minutos, assistiram um vídeo de 20 minutos de ambientes naturais em monitores de TV e foram dados brinquedos flutuantes para brincarem por 20 minutos.

As atividades foram apresentadas em ordem aleatória, e o comportamento dos golfinhos foi registrado por meio de duas filmadoras. Os pesquisadores concluíram que tocar música clássica para os golfinhos pode ser particularmente útil quando os animais estão sob estresse.

Você viu?

Ir para o topo