
Um macaco-prego foi resgatado da sacada de um prédio em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, com risco de queda. Durante a ação, os socorristas ainda descobriram uma falsificação em documentos relacionados ao animal. O primata foi apreendido e está em reabilitação.
As informações e o vídeo narrando toda a ocorrência foram divulgadas pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR) neste domingo (05/07).
O resgate ocorreu em 17 de junho. O GOR e os bombeiros foram até o local e resgataram o animal. A documentação apresentada pelos responsáveis pelo macaco foi recolhida e encaminhada para análise técnica de biólogos e órgãos competentes.
Contudo, após um trabalho preliminar, as autoridades encontraram indícios de irregularidades na documentação, que seguirá para perícia.
O GOR informou ao g1 neste domingo que já foi confirmado que o certificado de origem do macaco é falso. O restante dos papéis ainda é analisado.
Dias depois do resgate, em 25 de junho, após identificarem a falsificação, o grupo foi até o novo endereço dos responsáveis pelo macaco, onde o animal foi apreendido. Essa ação foi feita em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci).
O GOR informou neste domingo que o macaco passa por reabilitação. Caso tudo dê certo, o animal será devolvido à natureza. Se isso não for uma possibilidade, ele irá para um santuário ou zoológico, onde vai conviver com outros macacos da mesma espécie.
Os responsáveis pelo animal responderão aos procedimentos administrativos e também criminalmente, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais.
O GOR reforçou que a compra, venda e manutenção irregular de animais silvestres é crime. É preciso verificar a procedência e a documentação junto aos órgãos oficiais.
A cidade de Itapema tem o metro quadrado mais caro do Brasil, de acordo com o índice Fipezap.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: G1




