Na manhã desta quarta-feira (26), um lobo-marinho encontrado em Santa Catarina seria transportado para Pernambuco. O motivo é que o animal é cego e não tem condições de soltura, segundo a Polícia Militar Ambiental. Ele seria transportado dentro de uma caixa.
O mamífero foi encontrado na Praia do Moçambique, em Florianópolis, há cerca de um ano, informou o sargento Marcelo Duarte, que trabalha no transporte do animal. Na época, o lobo-marinho estava magro e debilitado e foi levado para o centro de triagem de animais silvestres, localizado no Rio Vermelho, na capital. Atualmente, o lobo-marinho, que é um jovem adulto macho, está com boa saúde.
O sargento disse que o animal deve ter próximo de cinco anos, de 1,20 a 1,30 de comprimento e deve pesar 70 quilos, já que o peso dele junto com a caixa em que está sendo transportado totaliza 155 quilos. Ele é cego dos dois olhos e não teria condições de sobreviver se fosse solto na natureza.
Por volta de 6h, o lobo-marinho deixou o Rio Vermelho em um caminhão adaptado e, os policiais aguardavam o voo às 9h30 no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. No avião, o animal seria levado dentro da caixa. A principal preocupação dos agentes era não deixá-lo estressado. Em Pernambuco, o mamífero será encaminhado para o centro de animais marinhos em Itamaracá.
Fonte: G1