A informação foi prestada à Angop hoje, segunda-feira, pelo responsável do departamento provincial de Veterinária afecto á Direcção Provincial da Agricultura, João Alfredo referindo constarem entre os animais imunizados 1.025 cães, 23 gatos e dois macacos.
Para a realização da campanha, referiu, foram disponibilizadas mais de mil doses de vacinas anti-rábica e efectiva com a criação de postos móveis de imunização em vários bairros periféricos da cidade de Ndalatando.
João Alfredo disse que a referida campanha será extensiva aos demais municípios da província, visando se assegurar um combate cerrado contra a raiva que já vitimou seis pessoas desde o princípio do ano, a nível da cidade de Ndalatando, após serem atacadas por animais raivosos.
O responsável instou as pessoas atacadas por animais de estimação, a lavarem o ferimento com bastante água e sabão ou desinfectarem com álcool e de seguida dirigirem-se à unidade sanitária mais próxima, bem como a levarem o animal que atacou ao departamento de veterinário a fim de ser observado se está infectado com raiva ou não.
Apelou igualmente aos proprietários de cães, gatos, macacos e outros animais de estimação a aderir à vacinação.
João Alfredo manifestou-se satisfeito com os resultados da presente campanha em que se atingiu um número inédito de animais vacinados contra a raiva, visto que das campanhas realizadas em anos anteriores no município de Cazengo, as equipas de imunização nunca ultrapassaram a cifra de 500 animais de estimação vacinados.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Agência Angola Press