EnglishEspañolPortuguês

PRECAUÇÕES

Orientações para transportar animais domésticos no elevador de forma correta

Tutores de animais têm uma grande responsabilidade diária de cuidar e zelar pela segurança e conforto daqueles que também são parte de sua família e, para isso, é necessário que adotem alguns cuidados na hora de usar o elevador.

29 de março de 2023
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

 

Apesar de raros, são preocupantes os acidentes com animais domésticos em elevadores. Recentemente a ANDA publicou um caso de um cãozinho que ficou preso dependurado na porta de um elevador nos EUA. Veja o vídeo ao final da matéria. Felizmente o cão foi resgatado por um morador do prédio e tudo ficou bem, mas poderia ter acontecido o pior.

Em caso de animais pequenos, orienta-se que sejam sempre levados no colo do tutor, pois o vão existente entre a cabine e o passadiço (andar) pode apresentar um grande perigo para animaizinhos pequenos que, distraídos, correm o risco de pisar neste espaço e ferir, ou acabar prendendo suas patinhas. 

Além disso, é muito importante que o tutor siga algumas orientações para que não ocorra nenhum acidente no momento do uso do transporte. Confira: 

  • Utilize coleiras e/ou guias adequadas

Esses são ambientes desconhecidos para eles, e o uso de guias garante sua segurança caso o equipamento abra a porta nos demais andares e atice a vontade de querer explorar o local. 

  • Mantenha-os próximos a você

Cachorros e gatos  tendem, por hábito, a serem bem curiosos. Por isso, mantê-los próximo a você fará com que o embarque e desembarque seja realizado com mais cautela.

  • Atente-se sempre à entrada e saída da cabina

Ao entrar, certifique-se de que seu animal de estimação te acompanhou, o mesmo vale para o momento da saída. Garanta que ele esteja a salvo antes que as portas se fechem.

  • Atente-se a higiene

Caso seu animalzinho faça as necessidades fora do lugar de costume, sempre recolha os dejetos.

“Cada animal que vive no ambiente dos homens, deve crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são de sua espécie. Todos têm direito ao respeito” Conclui, Romeo, assegurando que todos se conscientizem sobre a importância de redobrar o cuidado ao assumir a responsabilidade de ter algum animal de estimação sob sua tutela. 

Segundo Romeu de Omena Sobrinho, proprietário da empresa Mts Elevadores, e que preza pelo cuidado dos animais, batalhando pela igualdade e crença de que eles são dignos de receber sempre o melhor, “respeitar os animais é uma obrigação e amá-los é um privilégio. Eles refletem o afeto que é investido na relação, nos ensinam a como sermos mais generosos e exercitam a  nossa capacidade de cuidar”.

 

Você viu?

Ir para o topo