EnglishEspañolPortuguês

Faltam veterinários na Diretoria de Bem-estar Animal

9 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Petra Mafalda
Foto: Petra Mafalda

O assunto já foi denunciado na Câmara de Vereadores e está circulando nas redes sociais:
A Diretoria de Bem-Estar Animal, órgão criado em 2005 e que até 2012 foi referência nacional pelo controle populacional ético e efetivo realizado junto às comunidades carentes do município de Florianópolis, passa por uma grave crise. Por ocasião da posse da nova diretoria, há quase 2 meses, foi constatado que os 5 veterinários com formação em clínica e cirurgia de pequenos animais, concursados para o órgão e lotados no órgão, foram relocados para outros setores pela antiga direção, deixando o órgão inoperante.
Atualmente o Bem-Estar Animal – DIBEA – possui apenas um veterinário contratado com carga horária de apenas 6 horas diárias para atender uma grande demanda reprimida, enquanto isso, o Centro de Controle de Zoonoses, acumula 8 veterinários, incluindo os que foram concursados para o Bem-Estar Animal.
A paralisação das cirurgias de esterilização e a progressão geométrica da reprodução de cães e gatos neutralizará em muito pouco tempo a quase total erradicação dos animais abandonados que são um grande problema de saúde pública. A fila de espera para a esterilização dos animais inscritos é de 5 anos!
O que o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário municipal de saúde, Daniel Moutinho, tem a dizer sobre isso? Quem vai levar para casa as ninhadas de cães e gatos que são abandonados nas casas dos protetores? Quem vai responder por este desserviço à cidade de Florianópolis?
Fonte: Visor

Você viu?

Ir para o topo