Seguindo a crescente demanda por produtos veganos, a Danone planeja ver seus negócios aumentarem em 300% nos Estados Unidos.
“Precisamos acompanhar os setores de crescimento de onde o consumidor está”, disse Mariano Lozano, CEO da Danone North America, à Food Dive.
Só em 2017, a empresa investiu 60 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de reais) na produção de leite vegetal na Virgínia.
Crescimento vegano
Segundo um levantamento da Nielsen, encomendado pela Associação de Alimentos Baseados em Plantas (PBFA) mostrou que a indústria de alimentos de origem vegetal teve um crescimento nas vendas de 20% entre 2017 e 2018, que atingiram 3,3 bilhões de dólares (cerca de 12 bilhões de reais) .
Michele Simon, diretora executiva da PBFA, disse que o crescente consumo de produtos veganos significa que a indústria “não é mais um nicho”.
“A indústria de alimentos à base de plantas deixou de ser um nicho de mercado relativamente completo.
“As alternativas à base de carne e produtos lácteos à base de vegetais não são mais apenas para vegetarianos ou veganos; agora até mesmo os principais consumidores estão desfrutando dessas opções deliciosas e inovadoras no mercado hoje”, disse ela.
Os flexitarianos
Estatísticas da empresa de pesquisa de mercado Kantar Insights mostram que um número cada vez maior de consumidores está optando por uma dieta flexitária – preferindo descartar carne e laticínios regularmente de suas refeições.
No Reino Unido, mais de 90% das refeições à base de plantas servidas são consumidas por não-vegetarianos
A organização diz que o consume de refeições à base de plantas cresceu 37% nos últimos quatro anos e agora são consumidas por 10% da população da “capital mundial do veganismo”.
“Eles estão optando por comer refeições à base de plantas três vezes por semana, em média. À medida que esse grupo de consumidores cresce, é importante considerar que a maioria dos consumidores destes tipos de alimentos não são veganos, mas sim aqueles que escolhem reduzir um pouco sua ingestão de carne e laticínios”, relata a Kantar Insights.