EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Congresso ordena que o departamento voltado para os militares veteranos acabe com a experimentação animal 

Muitos contribuintes já vinham se manifestando contra o uso do dinheiro dos impostos na exploração de animais

19 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Congresso dos Estados Unidos determinou que até 2026, todos os experimentos em cães, gatos e primatas realizados pelo Departamento de Assuntos dos Veteranos (VA na sigla em inglês), agência federal que fornece serviços de saúde para os militares veteranos, serão encerrados.

A nova legislação faz parte do mais recente projeto de gastos do VA, que delineia o orçamento do departamento em 2024. “Tenho orgulho em dizer que o Departamento de Assuntos dos Veteranos acabará com o uso de pesquisa em animais dentro dos próximos dois anos. Estamos pressionando o VA a encontrar outros métodos científicos para conduzir pesquisas vitais e eliminar testes prejudiciais em animais”, disse a representante Debbie Wasserman em uma audiência do subcomitê da Câmara.

O Projeto White Coat Waste, uma organização dedicada a acabar com testes em animais financiados pelo governo, disse ao jornal Stars and Stripes que o VA “tem propostas ativas para conduzir experimentos com animais financiados pelo contribuinte em 98 instalações diferentes em todo os EUA”, fato que muitos contribuintes nem sabiam.

Como parte do projeto de corte de gastos, o VA foi ordenado a implementar um plano segundo para eliminar a pesquisa conduzida com cães, gatos ou primatas em até dois anos após a data de promulgação da lei. Eles também devem permitir inspeções de suas instalações de teste pelo Departamento de Agricultura dos EUA e apresentar relatórios sobre experimentos com animais ao Congresso.

A luta pelo fim da experimentação animal por parte do VA já era assunto há alguns anos. Em 2021, o Projeto White Coat Wast processou o Departamento de Assuntos dos Veteranos para obter acesso a fotos e documentos relacionados aos testes em animais depois de descobrirem que eles estavam conduzindo experimentos em gatos em pelo menos três instalações.

“Esses são gatos saudáveis que são comprados de criadores comerciais pelo VA com nossos dólares de impostos, trazidos para o laboratório, trancados em uma gaiola minúscula, mutilados, torturados, têm produtos químicos injetados neles, asfixiados e então são mortos e dissecados”, disse Justin Goodman, vice-presidente de defesa e política pública do Projeto White Coat Waste, em entrevista à CBS.

“Os estudos realizados no cérebro de um gato, a maioria dos especialistas médicos dizem que não se replicarão no cérebro humano”, disse Madeline Bernstein, presidente do capítulo de Los Angeles da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, à CBS.

    Você viu?

    Ir para o topo