EnglishEspañolPortuguês

SURPRESA

Ciclista sai para pedalar e encontra onça-parda em Rio Claro (SP): 'Fiquei bem emocionado'

4 de fevereiro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Um ciclista flagrou uma onça-parda em uma região de mata da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro (SP), na manhã deste sábado (3). Veja no vídeo acima.

O encontro inusitado aconteceu por volta das 7h e durou menos de um minuto, contou o comerciante Alberto Beltrame, de 41 anos, em entrevista ao g1.

“Fiquei bem emocionado, só filmando. Mas dá medo, né. E se ela vem na minha direção?”, disse o ciclista.

Beltrame saiu cedo para andar de bike sozinho porque tinha que trabalhar depois. Sem um trajeto definido, optou pelas trilhas horto e, após pedalar cerca de 10 km, parou em uma área próxima a um canavial para fazer o registro da paisagem com o celular.

“Na hora que eu peguei a câmera consegui ver ela. Falei: não acredito. Foi bem emocionante, sem querer, porque não estava esperando. Às vezes a gente vê outros animais e não dá tempo de pegar o celular, desbloquear. Dessa vez dei sorte porque estava com a câmera na mão”, contou.

Beltrame acredita que, a princípio, a onça não o viu. “Ela ficou um tempo parada, depois começou a andar na minha direção. Aí ela me viu e pulou para o canavial. Se ela vem para o meu lado, não sei o que ia fazer, talvez tentar me proteger com a bike porque pela distância logo ela estava em cima de mim. Rápida demais, pedalar não ia dar tempo”, disse.

O cliclista, que pedala há quatro anos, disse que já tinha visto pegadas em outras ocasiões, mas nunca tinha encontrado com felinos até então.

“Já vi gambá, tamanduá, veado, lebres, raposinha, tucanos, mas onça foi a primeira vez. Foi um acaso e me senti privilegiado por ter conseguido filmar”, contou.

Onças-pardas não atacam humanos

As onças-pardas não têm o hábito de atacar humanos, explicou o biólogo Fernando Magnani. Segundo ele, é muito comum ela correr porque não fica próxima das pessoas.

“A orientação é observar de longe e deixar o animal seguir o caminho. Não fazer nenhum tipo de interferência, não se aproximar demais, não querer atirar alguma coisa, não fazer nada. Observa, admira, é um bicho muito bonito, e depois cada qual segue o seu caminho”, disse.

Veja as principais características das onças-pardas:

– É a maior espécie entre os felinos brasileiros;
– São animais solitários, já que os machos encontram com as fêmeas apenas para reprodução;
– A mãe cuida dos filhotes por 1 ano e tolera a presença deles no território por mais um ano. Depois disso, a ninhada é expulsa;
– Apesar de ter capacidade para consumir presas maiores que as demais espécies, costumam se alimentar de animais de pequeno porte;
– A área de vida, que o animal explora em busca de recursos, pode variar de 50 a 1.000 km²;
– Dentro dessa área, as onças-pardas estabelecem uma “residência”, e podem haver sobreposições de áreas de vida.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo