EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Caranguejos estão migrando rapidamente pela costa dos EUA

O caranguejo-violinista-do-mangue está sendo encontrado centenas de quilômetros ao norte de sua área de distribuição tradicional.

15 de abril de 2026
Helena Pilcher
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: David S. Johnson

O caranguejo-do-mangue talvez precise mudar de nome. Um crustáceo conhecido por viver nos manguezais da Flórida está agora se estabelecendo em pântanos salgados a centenas de quilômetros de distância, de acordo com um estudo publicado no Journal of Crustacean Biology.

“O caranguejo-violinista-do-mangue está ultrapassando os próprios manguezais”, afirma David S. Johnson, do Instituto de Ciências Marinhas da Virgínia.

Antigamente, o caranguejo -violinista-do-mangue (Leptuca thayeri) era encontrado apenas entre as raízes sombreadas dos manguezais lamacentos da Flórida. O limite norte de sua distribuição geográfica ia de Jacksonville, no lado atlântico do estado, até Cedar Key, no Golfo do México. Agora, com o aquecimento das águas, essa área de distribuição está se expandindo.

Com a ajuda da plataforma de ciência cidadã iNaturalist, que permite às pessoas registrar e compartilhar avistamentos de animais selvagens, Johnson e sua equipe têm rastreado os movimentos dos caranguejos. Eles agora se espalharam pela costa leste da Flórida e podem ser encontrados 307 km mais ao norte, no condado de Beaufort, na Carolina do Sul.

Os manguezais da Flórida também têm expandido seu território na costa leste, mas o caranguejo-do-mangue os ultrapassou. Esses crustáceos se alimentam de detritos e algas, mas, como não são especialistas em detritos de mangue, também conseguem sobreviver em pântanos salgados de clima temperado.

Os caranguejos, porém, não caminharam até seu novo habitat. Em vez disso, suas larvas foram levadas até lá pelas correntes oceânicas em direção ao norte. As larvas do caranguejo-do-mangue passam cerca de um mês na água, crescendo e trocando de pele, antes de se fixarem em terra e amadurecerem. Para que isso aconteça, a temperatura da água precisa estar dentro de uma faixa específica, mas as temperaturas oceânicas estão aumentando.

Em todo o mundo, espécies de águas quentes estão sendo forçadas a migrar em direção aos polos, para regiões mais frias. Esse fenômeno é conhecido como “tropicalização”. Ao longo da costa sudeste dos EUA, a temperatura da superfície do mar aumentou mais de 1°C nos últimos 20 anos. Isso sugere que as mudanças climáticas estão fazendo com que o caranguejo-do-mangue expanda seu território. “É isso que torna tudo tão fascinante”, diz Johnson. “É um dos exemplos mais claros de mudança climática que podemos observar”, completa.

As conclusões complementam pesquisas anteriores de Johnson, que documentaram mudanças semelhantes na distribuição geográfica de outras espécies marinhas, induzidas pelo clima, incluindo o caranguejo-violinista do pântano atlântico e o caranguejo-dama.

Se a expansão do caranguejo-do-mangue continuar, ele poderá chegar à Carolina do Norte em cerca de cinco anos, onde impactará o ecossistema local de maneiras ainda desconhecidas. Estudos futuros são necessários para ajudar a determinar o impacto disso.

Traduzido de Discover Wildlife.

    Você viu?

    Ir para o topo