EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE

Capivara é resgatada após adolescentes tentarem matá-la a pauladas e pedradas

Com ferimentos pelo corpo, a capivara foi resgatada e encaminhada para uma fazenda. Após tratamento veterinário, o animal será devolvido à natureza

13 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Uma capivara ferida foi resgatada na quinta-feira (12) após ser agredida a pauladas e pedradas por um grupo de adolescentes. O crime ocorreu dentro do Residencial Deputado Federal Nelson Trad, em Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Os jovens que agrediram o animal não foram identificados.

Moradores encontraram a capivara acuada e ferida após a tentativa de assassinato e acionaram a Polícia Militar Ambiental, que enviou agentes ao local para realizar o resgate do animal silvestre. Cambões e puçás foram utilizados para conter a capivara e colocá-la em uma jaula.

Com ferimentos na região do dorso e da cauda, o animal foi levado para a fazenda da Green Farm CO2 Free, um projeto de sustentabilidade empresarial com sede na cidade de Itaquiraí. Com estrutura adequada para atender a fauna silvestre, os profissionais do local prestaram socorro à capivara.

O tratamento do animal ficará sob a responsabilidade do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande, que decidirá se a capivara será reabilitada na fazenda ou transferida à capital do estado. Ao final do tratamento, ela será devolvida à natureza.

A fazenda do projeto Green Farm CO2 Free recebe animais resgatados na região pela Polícia Militar Ambiental e também mantém nos recintos animais da fauna silvestre que são reproduzidos em cativeiro para posterior soltura na natureza. O projeto também tem enfoque na neutralização voluntária de carbono e na educação ambiental.

Além de auxiliar na racionalização de recursos, a opção de levar os animais para a fazenda ao invés de transportá-los após o resgate para a sede do CRAS, em Campo Grande, minimiza o estresse ao qual as espécies são submetidas durante o resgate e o transporte.

Logo após a chegada dos animais à fazenda, o CRAS é informado sobre o resgate e passa a monitorar os casos, sendo informados sobre o estado de saúde dos resgatados através dos veterinários do projeto.

Você viu?

Ir para o topo