EnglishEspañolPortuguês

Canil de Chapadão do Sul (MS) funciona em situação precária

7 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Microchip identificará os animais domésticos de Chapadão do Sul” Este foi o título da matéria veiculada no site da prefeitura de Chapadão do Sul no dia 08 de setembro de 2014 que destacava em seu texto o consenso entre legislativo e executivo em relação a implantação do serviço de microchip nos animais domésticos de Chapadão do Sul.
A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença do Prefeito Dr. Felipe juntamente com sua vice Liza Scheide, os vereadores Rosemari Cruz, Abel Lemes, Tânia Francini, Wagner Inácio e Sonia Maran, além do Médico Veterinário Luiz Fernando Silva Torres e a Secretária de Saúde, Rosemary Barros.
Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal faria a troca do forro, melhorias no piso, construção de novas baias e outras necessidades do canil apresentadas na reunião. Na época o prefeito afirmou ainda que o objetivo é que o canil fosse revitalizado para que o serviço possa ser oferecido com mais qualidade à população.
Porém, quase um ano após a reunião, pouco foi feito e o canil continua em situação precária. Durante o recesso parlamentar os vereadores Wagner Inácio, Rosemari Cruz e Elton Silva visitaram o canil e conversaram com o Médico Veterinário Responsável pelo local Luiz Fernando Torres, para obter informações sobre a situação do canil.
Na última terça-feira (04) a Presidente da Câmara Sonia Maran esteve pessoalmente no canil para acompanhar os trabalhos e o que viu foi a mesma situação de um ano atrás, baias cheias, telas remendadas e poucas condições aos animais, a única melhoria feita no local foi a construção de algumas baias novas e um novo piso na área externa, um investimento de pouco mais de 7 mil reais.
Na época da reunião foi acordado que a câmara municipal faria a devolução de 50 mil reais que seriam somados com mais 50 da prefeitura que juntos somariam 100 mil reais de melhorias no local, porém até o momento nada foi feito, mesmo com os recursos da câmara tendo sido devolvidos ainda no ano passado.
Outro ponto discutido na reunião e que até hoje não saiu do papel foi a implantação do serviço de “chipagem” dos animais, uma vez que com o crescimento desenfreado de cães no município, alguns populares acabam abandonando os animais em vias públicas, que acabam sendo recolhidos pelo canil que não tem condições de acomodar muitos animais. Segundo Sonia Maran, até hoje nem mesmo o projeto de lei adentrou na câmara municipal.
Em seu pronunciamento na segunda-feira dia 03, a vereadora Rosemari Cruz voltou a chamar a atenção para a situação do canil. Segundo a Presidente Sonia, em breve os vereadores deverão convocar uma reunião com a Secretária do Sedema Alessandra Comforte para cobrar providencias, uma vez que o compromisso assumido a quase um ano ainda não foi cumprido.
Fonte: O Correio News

Você viu?

Ir para o topo