(da Redação)
Em 31 de janeiro de 2015, o canadense Matthew Noble inaugurou o Toronto Vegetarian Food Bank (TVFB), uma organização de caridade que oferece refeições veganas gratuitamente para quem não pode pagar. O projeto de food bank, como são chamados grupos do gênero, foi financiado através de crowdfunding na plataforma Indiegogo, onde ele conseguiu atingir a meta de 10 mil dólares canadense arrecadados. As informações são da PETA.
No mundo anglo-saxão, food banks (literalmente, bancos de alimentos) são organizações de caridade que colaboram com a nutrição e a segurança alimentar da população de baixa renda através da coleta e redistribuição de alimentos ou fazendo e entregando diretamente as refeições, como é o caso do TVFB.
O projeto vai oferecer comida saudável, gostosa e ética para qualquer um que precise independentemente de ser vegano ou vegetariano. Desde a crise econômica de 2008, a piora na economia do país levou a um aumento considerável da procura por foods banks. O projeto também pretende ajudar veganos e vegetarianos em dificuldades financeiras. “Indivíduos são vegetarianos por razões éticas profundas – para não tomar parte na crueldade animal, em danos ambientais, etc. – e ter que fazer concessões éticas quando já se está pra baixo é uma coisa bem triste”, afirma Matthew.