Mais uma campanha de adoção responsável de cães acontecerá neste sábado na Estação Livre, até às 14h. O foco desta vez será a adoção de filhotes, sobretudo os 18 filhotes e seis adultos resgatados no incêndio de uma casa no bairro Floresta no domingo passado, 26. Esses animais foram acolhidos pelo abrigo Cristina Paxeco.
Os interessados em adotar um animalzinho devem ter mais de 18 anos e passarão por entrevista feita pela equipe da Ssubea. É necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Os animais que participarão do evento e estarão disponíveis para adoção passaram por cadastramento prévio junto à Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Mais informações podem ser obtidas junto à Ssubea pelo telefone 2525-9111.
O incêndio na localidade conhecida como Buraco da Concha, no Floresta, distrito de Conselheiro Paulino, começou na noite de sábado, 25. Uma casa cujo morador, um idoso, vivia com mais de 40 cães, pegou fogo, de forma ainda inexplicada. Cerca de 20 cães morreram durante o incêndio. Outros seis cachorros adultos e 18 filhotes foram resgatados vivos, e estarão agora disponíveis para adoção neste sábado. O morador não estava em casa e escapou ileso.
Os cães mortos foram recolhidos pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) na manhã de domingo. O órgão também providenciou o sepultamento desses animais. Ainda não se sabe o que provocou o fogo. Segundo vizinhos, o dono do imóvel juntava materiais para reciclagem, além de acumular cães.
Cães na praça
Ainda sobre cães em situação de abandono, a Prefeitura de Nova Friburgo esclareceu que não determinou e não instalou placa com identificação da Secretaria de Serviços Públicos no canteiro da Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde cães comunitários se abrigam em caixas de papelão disponibilizadas por protetores.
A placa que diz “proibido jogar lixo ou entulho neste local” foi removida de outro ponto e colocada neste canteiro sem o conhecimento do prefeito Johnny Maycon, das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e tampouco da Subsecretaria do Bem-Estar Animal ou da primeira-dama, Lorrayne Ribeiro, que também atua dando apoio às ações de protetores de animais na cidade.
Imediatamente após tomar conhecimento do fato, por meio de denúncias e manifestações de protetores, a Prefeitura solicitou à Guarda Civil Municipal que removesse a placa. Além disso, nesta quinta-feira, 7, serão adotadas medidas para garantir a proteção aos animais comunitários que ficam naquela região.
Fonte: A Voz da Serra