EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA

Incêndio em Nova Friburgo (RJ) deixa quase vinte cachorros mortos

28 de junho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Equipes da Prefeitura de Nova Friburgo (RJ) não seguraram as lágrimas enquanto entravam e saíam de uma casa que pegou fogo no último sábado, em uma das regiões mais pobres da cidade. Eles carregavam os corpos dos 19 cachorros que morreram no incêndio. Ao todo, cerca de 40 animais viviam no imóvel, que apesar de simples, possuía dois andares e  uma lage. O proprietário da casa não estava no local quando o fogo começou, por volta de 17h30 da tarde. Os bombeiros foram acionados por vizinhos e ainda conseguiram resgatar seis cães adultos e 18 filhotes, que segundo a prefeitura de Friburgo, serão colocados para adoção.

A casa fica localizada na Rua Aureliano Barbosa Farias, na região conhecida como “Buraco da Concha”, no bairro Floresta. A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea) da cidade serrana vistoriou o imóvel há três meses e não foi constatado maus-tratos. Apesar da grande quantidade de animais e da situação econômica do tutor, era claro o bom cuidado que ele tinha com os cachorros, segundo testemunhas. O homem, de 59 anos, que morava no imóvel, trabalha como gari e acumulava muito material inflamável, como papelão na casa, o que facilitou que o fogo se alastrasse rapidamente.

Os corpos dos cães encontrados sem vida no local foram recolhidos pela Subsecretaria na manhã de domingo, que providenciou o enterro desses animais. Já os cachorros que conseguiram sobreviver ao incêndio foram resgatados e a prefeitura está buscando parcerias com protetores e ONGs para tentar encontrar pelo menos um Lar Temporário para eles, que são na maioria filhotes. Também está prevista uma campanha de adoção para o dia 09 de julho.

Foto: Divulgação

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. A Polícia Civil informou que a 151ª DP (Nova Friburgo) instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do fato. Uma perícia já foi realizada no local e testemunhas estão sendo ouvidas.

De acordo com a Prefeitura, uma força-tarefa ainda atua para o recolhimento do entulho e limpeza da área. Participaram da ação as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Subsecretaria do Bem-Estar Animal e Subprefeitura de Conselheiro Paulino. Após a conclusão desse serviço, será realizada uma nova vistoria na residência.

O morador da casa está muito abalado com a morte dos animais, foi atendido por equipes da Assistência Social da Prefeitura e ficará morando com familiares neste primeiro momento.

Quem quiser ajudar os animais resgatados pode entrar em contato com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Nova Friburgo através da página deles no Instagram.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo